Conhecido como parte dos Foo Fighters e Nirvana, Dave Grohl, um dos nomes mais carismático do dia, completou 55 anos neste domingo, 14
Conhecido por ser baterista do Nirvana e, principalmente, como o vocalista e líder dos Foo Fighters, Dave Grohl completou 55 anos neste domingo, 14. Por exemplo, "Everlong," "Aurora," "Times Like These" e "Walk" estão entre as melhoras músicas do astro do rock.
Nascido no dia 14 de janeiro de 1969, Grohl teve contato com música logo cedo, e foi baterista de diversas bandas punk. O primeiro destaque profissional dele foi como integrante do Scream, período no qual conheceu o Nirvana na turnê europeia do grupo.
+++LEIA MAIS: Dave Grohl responde se Nirvana se vendeu
Com o fim do Scream e problemas financeiros, o artista usou de contatos para tentar fazer parte do Nirvana — e o resto é história. Após a morte de Kurt Cobain, cantor do Nirvana, Dave Grohl integrou Tom Petty & the Heartbreakers.
Já em 1994 ele criou os Foo Fighers com Nate Mendel (baixo), William Goldsmith (bateria) e Pat Smear (guitarra). Nos anos seguintes, Grohl ficou conhecido como "o cara mais legal do rock." Abaixo, veja cinco momentos nos quais ele comprovou isso:
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: Dave Grohl precisou de placa para não falar palavrão durante show em Abu Dhabi
Em 2015, durante show em Estocolmo, Grohl quebrou a perna ao cair do palco na segunda música. Apesar do acontecimento, o vocalista completou o show - e o resto da turnê - enfaixado e sentado em uma cadeira. Após finalizar as apresentações, Grohl realizou a cirurgia na perna.
Dave Grohl gosta de zombar de pessoas em posições maiores que outras, inclusive nos shows do próprio Foo Fighters. Em uma apresentação, ele criticou os espectadores nos box seats, espaço separados da plateia:
Eles possuem concessionárias de carros e estão lá em cima. Eu sei quem você é, você tem uma empresa de limpeza de carpetes. Entendi. Você conseguiu ingressos do time de hóquei ou algo assim, está tudo bem.
Só para vocês saberem, eu vou balançar suas bolas de me*** tão forte quanto daqueles filhos da p***. [...] É assim que eu faço".
+++LEIA MAIS: A música que traz o DNA do heavy metal segundo Dave Grohl
Dave Grohl tem habilidade de zombar de si. No videoclipe de "Learn to Fly", Foo Fighters fizeram uma paródia do filme Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu! (1980), na qual o vocalista usou diversas roupas ridículas. Mais tarde, após quebrar a perna e ter que apresentar os shows sentado, o músico também caçoou da situação ao compartilhar o desenho de um trono diferenciado para a próxima turnê.
Em 2011, antes de um show no Kansas, Foo Fighters descobriram que integrantes da Igreja Westboro Baptist protestariam contra "a indústria do entretenimento dessa nação condenada" em frente ao local da apresentação. Em resposta, a banda se vestiu de caipira e tocou na frente dos manifestantes - inicialmente felizes por acharem que seria uma apresentação de apoio.
+++LEIA MAIS: Como Dave Grohl lidou com o luto pela morte de Kurt Cobain
No entanto, o grupo começou a cantar “hot man muffins” e irritou os apoiadores da igreja, que perceberam se tratar de uma grande zoeira.
Em determinado momento de 2019, Dave Grohl levou grande tombo no palco, após tentar beber - sem as mãos - uma lata inteira de cerveja de um dos espectadores do show. O músico derramou o líquido nos auto-falantes e caiu ao tentar voltar ao palco. Desta vez, ele não quebrou ossos ou teve que realizar cirurgia.
+++LEIA MAIS: Por que Dave Grohl não conseguiu participar de álbum do Boygenius?