Jimi Hendrix aprendeu suas manobras performáticas nos primeiros anos da carreira, durante estada em Nashville, nos Estados Unidos
Jimi Hendrix, eleito o maior guitarrista da história pela Rolling Stone, transformou o cenário do rock nos anos 1960 com suas habilidades envolventes como guitarrista e rapidamente, foi de desconhecido ao topo das paradas.
Além do talento ímpar, Hendrix ficou marcado pelo estilo peculiar de apresentar-se em shows, tocando o instrumento atrás de suas costas e, em algumas ocasiões, com seus dentes.
A origem das peculiaridades de Hendrix surgiram nos primeiros anos da carreira, após juntar-se com um companheiro de exército, Billy Cox, formando o grupo King Kasuals, que tocava em casas noturnas de R&B em Nashville. Havia, porém, outro membro da banda mais experiente se apresentando ao vivo: Alphonso Young.
Young contou como influenciou o guitarrista ao tocar com seus dentes no livro Becoming Jimi Hendrix (2010), de Steven Roby e Brad Schreiber. O relato foi resgatado pelo site Far Out Magazine.
Os olhos do Jimi[Hendrix] se arregalaram na primeira vez que ele me viu tocar guitarra com os dentes e atrás das costas. Eu sempre fui um exibido. As garotas amavam.
Hendrix incorporou todos os truques que aprendeu a suas apresentações, incluindo em suas passagens pela banda dos Isley Brothers e Little Richard. Foi demitido em ambas as situações porque não eram lugares para músico de apoio se exibir.
Entretanto, à medida que sua fama e ambição musical foram crescendo, o músico cansou das peculiaridades e se viu refém das expectativas do público, como foi mostrado comentando no documentário Hendrix (1972): “O problema era, a plateia via isso como algo que precisavam ver ou não aproveitavam o show.”
+++ LEIA MAIS: O dia em que Jimi Hendrix deu feedback a John Bonham sobre a bateria dele [FLASHBACK]
No dia 18 de setembro de 1970, Hendrixmorreu aos 27 anos em um quarto de hotel após ficar sedado com remédios para dormir e se sufocar com o próprio vômito.
+++ LEIA MAIS: O que Jimi Hendrix disse sobre Bob Dylan ‘cantar fora do tom’?
De acordo com o cantor Eric Burdon, Hendrix, que morreu no apartamento da namorada, Monika Dannemann, deixou um "bilhete de suicídio", um poema de várias páginas, que agora está em sua posse. Burdon foi o último músico com quem Hendrix tocou antes de morrer.
Burdon fala: "O poema tem coisas que Hendrixjá vinha dizendo, mas que ninguém escutava. Foi um bilhete de 'adeus' e um de 'olá'. Não acho que Jimitenha cometido suicídio do jeito convencional, só decidiu ir embora quando quis."