Problema de saúde não especificado do músico, que lutou contra câncer em 2022, provocou anulação de várias apresentações do Queens of the Stone Age
Publicado em 13/12/2024, às 16h58
A segunda parte de 2024 não foi um ano fácil para Josh Homme. O Queens of the Stone Age precisou cancelar todos os shows que tinha marcado entre 10 de julho e 17 de novembro em função de uma cirurgia emergencial à qual teve de ser submetido.
Ainda não há detalhes a respeito do procedimento, embora saiba-se que Homme tenha lidado com um câncer nos últimos anos. Porém, o músico está de volta: ele participou de um evento em celebração ao legado de Mark Lanegan, saudoso vocalista do Screaming Trees que também passou pelo QotSA.
A performance foi realizada no último dia 5 de dezembro, no Roundhouse, em Londres, Inglaterra. Além de Josh, participaram Dave Gahan (Depeche Mode), Chrissie Hynde (Pretenders), Bobby Gillespie (Primal Scream), Greg Dulli, Alison Mosshart, Soulsavers e Troy Van Leeuwen (também Queens of the Stone Age).
Um vídeo registrado na ocasião mostra o líder do QotSA interpretando a música “Carnival”, lançada por Lanegan em 1994 no álbum Whiskey for the Holy Ghost. Confira abaixo. Ele também cantou “El Sol”, “Come to Me” (junto de Alison Mosshart) e “One Hundred Days” (ao lado de Dave Gahan), bem como tocou baixo em “Hit the City”.
Superada a emergência médica, o Queens of the Stone Age retorna aos palcos em junho de 2025, para uma série de shows nos Estados Unidos. No mês seguinte, segue para Europa e Reino Unido, onde toca majoritariamente em festivais.
Em junho do ano passado, Josh Homme revelou ter sido diagnosticado com câncer. O líder do Queens of the Stone Age tomou conhecimento da doença ainda em 2022, mas optou por não trazer o assunto a público logo de cara.
Porém, no fim de 2023, Homme declarou à ITV News que estava livre da doença. Ele não especificou o local do tumor, apenas contando ter sido submetido a uma cirurgia para remoção.
Sobre o diagnóstico, contou à revista Revolver (via site Igor Miranda):
“Eu nunca digo que não dá para piorar. Eu nunca digo isso e não aconselho. Mas eu digo que dá pra melhorar. Câncer é a cereja no topo de um período de tempo interessante, sabe? Estou extremamente grato que poderei deixar isso pra trás e olhar para trás como algo bizarro, mas que me fez melhor. Estou de boa com isso. Tem muita coisa que quero fazer. E muita gente com quem quero fazer isso.”
Ele se refere, também, à batalha judicial que travou com sua ex-esposa, Brody Dalle (The Distillers), pela guarda dos filhos. Homme venceu a disputa e passou a ter custódia total.
+++ LEIA MAIS: O único “problema” do Queens of the Stone Age, segundo Josh Homme
+++ LEIA MAIS: Os itens mais bizarros que Josh Homme colocou em lista de exigência
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.