EDUCAÇÃO

A banda brasileira de rock que ajudou estudantes a tirar notas altas no Enem

Redação com temática “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” rendeu menções diversas ao Black Pantera

Igor Miranda (@igormirandasite)

Enem - Exame Nacional do Ensino Médio
Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - Foto reproduzida do site gov.br

Notório pelas letras de temática antirracista, o Black Pantera já havia surpreendido o público ao revelar que vários fãs haviam citado suas músicas na redação da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada em novembro último. Agora, a banda compartilhou relatos de pessoas que obtiveram boas notas ao mencionar sua obra no texto dissertativo-argumento, cujo tema era “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Black Pantera - Foto: divulgação
Black Pantera – Foto: divulgação

 

Em publicação no Instagram, o trio mineiro de crossover thrash formado por Charles Gama (voz e guitarra), Chaene da Gama (voz e baixo) e Rodrigo Augusto (bateria) divulgou em imagem uma série de mensagens de fãs. Há declarações como:

“Citei [a música] ‘Perpétuo’ na redação do Enem e tirei 940, vocês são inspiração demais!”

“Fala rapazeada, usei [a música] ‘Legado’ na redação do Enem e tirei 960… somos todos filhos de Zumbi. Muito obrigado pela música e todo o trabalho de vocês, ele faz diferença!”

“Tirei 940 na redação do Enem usando vocês de repertório! Foi a minha maior nota em uma redação. Obrigada por tudo.”

“Citei [a música] ‘Candeia’ e foi minha melhor nota de todas as redações que fiz! Se conseguir vaga na faculdade que quero, minha pele vai receber o símbolo do single! Obrigado demais!”

A banda demonstrou felicidade por ter colaborado com os estudantes. Na legenda da publicação, eles afirmam:

“Sobre REPRESENTATIVIDADE PRETA, ANCESTRALIDADE, ORGULHO e muito CORRE. Aos CANDIDATOS que usaram nossa arte como referência, GRATIDÃO ETERNA. Aos PROFESSORES que sempre aplicam nossas músicas, MUITO OBRIGADO.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Black Pantera (@blackpanteraoficial)

 

Em novembro, ao revelar a quantidade de internautas que declararam tê-lo citado, o grupo havia dito pelo Instagram (via site Igor Miranda):

“Quando sua arte é luz para muita gente. Não temos dimensão, às vezes, mas hoje foi um dia e tanto. Obrigado aos candidatos, tantos jovens que relacionaram nossas músicas a esse tema, essa pauta tão importante. Esperança em dias melhores e mais iguais. Educação antirracista.” 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Black Pantera (@blackpanteraoficial)

 

Black Pantera atualmente

O Black Pantera segue em turnê de divulgação do álbum Perpétuo (2024), seu quarto álbum de estúdio — e escolhido o segundo melhor disco nacional de 2024 pela Rolling Stone Brasil. O próximo compromisso é na cidade natal do trio mineiro, Uberaba, com show em formato acústico no Teatro Sesiminas, neste sábado (19). Há ingressos à venda no site Bileto Sympla.

No dia 25, eles tocam na festa de inauguração da Burning House, em São Paulo, junto de Ratos de Porão, Gritando HCGrinders e Thiago DJ. Os ingressos já estão esgotados.

No dia 31, dividem o palco com a Nervosa, banda greco-brasileira de thrash metal, em apresentação no Circo Voador, Rio de Janeiro. Entradas podem ser adquiridas no site Eventim.

Já em fevereiro, entre os dias 26 e 28, viajam para Guadalajara, no México, para compor a programação do festival Fim GDL. Mais informações no site fimguadalajara.mx.

+++ LEIA MAIS: Os melhores discos de rock de 2024 segundo crítico da Rolling Stone Brasil
+++ LEIA MAIS: T-Pain reflete sobre racismo no country e revela medida tomada com suas composições
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Black Pantera