A banda dos anos 90 que deixou Jimmy Page emocionado
História do guitarrista inglês com grupo americano mencionado por ele vem de longa data — e rendeu até mesmo uma parceria
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 23/12/2024, às 20h16Nos anos que se seguiram após o fim do Led Zeppelin, em 1980, Jimmy Page embarcou em uma série de aventuras musicais. Criou o malfadado supergrupo The Firm, gravou com Roy Harper, retomou a parceria com Robert Plant, trabalhou com David Coverdale, arriscou-se em carreira solo e por aí vai.
Porém, nada pareceu ter surpreendido mais do que a sua parceria com o Black Crowes. O guitarrista inglês se juntou à banda americana — formada em 1984, mas popular a partir da década de 1990 — para uma sequência de seis shows em 1999, tocando músicas do Zeppelin e clássicos do blues e do rock. Rendeu até um álbum ao vivo, Live at the Greek (2000).
Naquele período, a parceria com Plant já havia esfriado novamente e Page parecia querer preservar seu ritmo de atividades. Para o Black Crowes, a breve colaboração se tornou uma marca de extrema relevância em sua trajetória.
Em entrevista de 2008 à Rolling Stone EUA (via Far Out Magazine), Jimmy citou de forma breve e elogiosa o trabalho em conjunto com os colegas mais jovens. Na ocasião, ele respondia a uma pergunta que nada tinha a ver com eles: o entrevistador, David Fricke, queria saber se Page já havia considerado ter um segundo guitarrista no Led Zeppelin, formato que executou anteriormente no Yardbirds ao lado de Jeff Beck.
Ele respondeu, inicialmente:
“No Yardbirds, quando Jeff estava lá, tocávamos os riffs em harmonia. A abordagem era quase como uma big band com metais — o poder disso aplicado às guitarras. No Led Zeppelin, nunca pensei em ter nada duplicado, porque éramos uma unidade tão completa. Sentíamos que podíamos fazer qualquer coisa internamente, certamente nos discos.”
Em seguida, veio a citação ao Black Crowes, destacando como tocar com a banda americana havia melhorado a música “Ten Years Gone”, do álbum Physical Graffiti (1975). Ele afirma:
“Quando uma música ‘entrava na estrada’, essas partes mudavam, especialmente quando havia várias partes de guitarra no disco. Costumávamos tocar ‘Ten Years Gone’ e ela tem muitas guitarras. Fizemos uma versão muito boa, mas foi só quando toquei com os Black Crowes que ouvi todas essas partes ao vivo. Isso foi emocionante para mim.”
Jimmy Page e Black Crowes
Em entrevista de 2022 à Classic Rock Magazine (via site Igor Miranda), Jimmy Page recordou como se deu a parceria com o Black Crowes. O guitarrista disse ter conhecido os músicos durante um show beneficente no Café De Paris — que, curiosamente, visava auxiliar a entidade brasileira Task Brasil, com a qual o artista desenvolveu uma parceria e possibilitou a criação da Casa Jimmy.
“Os irmãos Robinson apareceram. Rich (Robinson) tem um som de guitarra e riffs brilhantes, enquanto Chris (Robinson) é um vocalista absolutamente incrível. Tocar com eles naquela noite foi incrível. Um pouco depois, o empresário deles me ligou e perguntou se eu gostaria de retribuir o favor viajando com eles pelos Estados Unidos. Disse que adoraria.”
Ao aceitar o convite, Page achou que teria trabalho nos ensaios. Ledo engano. Ele comenta:
“Imaginei que teria que mostrar a eles como tocar isso e aquilo nos ensaios. Mas nem um pouco, eles conheciam as músicas inteiras. Pensei: ‘Isso é ótimo, há muito amor e respeito mútuo aqui. Nós vamos nos divertir muito’. E foi o que fizemos.”
Da parte dos irmãos Robinson, também rolaram muitos elogios com o passar dos anos. Em entrevista à Guitar World (via site Igor Miranda), Rich Robinson elegeu Jimmy Page como um dos guitarristas que moldaram seu som e comentou:
“Jimmy significava tanto para mim quanto qualquer um. Talvez até mais porque eu toquei com ele na turnê com os Crowes. Foi uma experiência que levarei comigo para sempre. Sua abordagem composicional, execução acústica e rítmica estavam todas em um plano em que ele só existia. E seus solos são tão saborosos e cheios desses momentos em que ele oscila para frente e para trás com essas belas melodias. O que posso dizer? Ele é inacreditável, absolutamente incrível.”
+++ LEIA MAIS: Jimmy Page: como surgiu a boa relação do músico com o Brasil?
+++ LEIA MAIS: Era difícil trabalhar com Jimmy Page? O próprio responde
+++ LEIA MAIS: O grande mérito do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page