EUCARISTIA

‘A Bíblia é muito gay’, diz Sufjan Stevens em entrevista

Cantor reflete sobre o simbolismo sensual da religião e diz ter uma relação íntima com Deus: ‘A Eucaristia é a experiência erótica definitiva’

Daniela Swidrak (@newtango)

Sufjan Stevens no Outside Lands Music And Arts Festival
Sufjan Stevens no Outside Lands Music And Arts Festival - FilmMagic/FilmMagic

Sufjan Stevens compartilhou reflexões provocativas sobre religião em uma nova entrevista à Vulture, afirmando que “a Bíblia é muito gay”.

“É só homem. Isso é o que acontece quando há um patriarcado que perdura por tanto tempo. Jesus era solteiro, nunca se casou. Os discípulos eram todos homens…”, disse o músico, destacando o aspecto homoafetivo implícito nas narrativas bíblicas.

O cantor, conhecido por abordar temas espirituais em sua obra, foi além e comentou sobre a carga erótica presente nas imagens religiosas:

A iconografia cristã é muito sexual. É erótica. Basta olhar para a arte católica ao longo dos séculos, especialmente no Barroco — é tudo muito carnal, sensual, cheio de corpos nus”.

Ele afirmou que sempre acolheu essa perspectiva: “Sempre senti que minha relação com Deus é íntima e sensual. Os sacramentos são isso — um engajamento físico com o divino.”

Stevens ainda usou a Eucaristia como exemplo da intensidade dessa relação:

Você está literalmente comendo a carne e bebendo o sangue de Deus. Não tem como ser mais erótico que isso. Se você for um vampiro, essa é a experiência erótica suprema”.

Sufjan recentemente deu uma prévia da próxima edição de 10º aniversário de seu álbum Carrie & Lowell com a demo “Death with Dignity”.

+++ LEIA MAIS: Sufjan Stevens revela Síndrome de Guillain Barré: “muito assustador”

+++ LEIA MAIS: Lucinha Araújo desmente afirmações de enfermeira que supostamente cuidou de Cazuza

+++ LEIA MAIS: A noite em que a Princesa Diana se disfarçou de homem para encontrar Freddy Mercury

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: bíblia, gay, sufjan stevens