Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / INOVAÇÃO

A curiosa guitarra que salvou o grande hit do U2

Música em questão seria descartada antes de solução aparecer: um captador do instrumento capaz de gerar som infinito

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 01/11/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
U2 (Foto: Aaron Rapoport/CORBIS OUTLINE/Corbis via Getty Images)
U2 (Foto: Aaron Rapoport/CORBIS OUTLINE/Corbis via Getty Images)

Característica fundamental para a sonoridade do U2, o uso de efeitos especialmente na guitarra foi imprescindível para salvar a música que pode ser considerada o grande hit da banda.

Uma inovação no instrumento em si, e não em pedais, deu a “With Or Without You” o toque extra necessário. Inclusive, seu descarte do álbum The Joshua Tree foi impedido em função disso.

A história é contada por Aaron J. Sams, especialista sobre o grupo e autor do livro U2: Song by Song. Os bastidores foram revelados em entrevista ao podcast Booked on Rock (transcrição via Ultimate Guitar).

Inicialmente, ele conta sobre a descoberta tecnológica:

Em dado momento, eles discutiram a possibilidade de deixar a canção de lado. A mudança ocorreu quando Edge ganhou um protótipo da Infinite Guitar.”

A Infinite Guitar foi desenvolvida pelo canadense Michael Brook. Discípulo do compositor experimental La Monte Young —pioneiro no uso de drones na música ocidental —, o artista e inventor criou um captador duplo capaz de induzir e amplificar vibrações nas cordas. Assim, gerava-se som infinito.

Na época, Brook fazia parte da órbita externa do grupo. Brian Eno, um dos produtores de The Joshua Tree, participou de seu álbum solo Hybrid (1985). O registro em questão traz o primeiro uso da Infinite Guitar.

Impressionado com a tecnologia, o produtor inglês mencionou o instrumento a The Edge. Este, por sua vez, perguntou ao canadense se podia fazer uma igual para ele.

Infinite Guitar de The Edge

Apesar de não ser um luthier, Michael Brook concordou em modificar uma guitarra Fender Stratocaster 1965 para comportar a tecnologia. A única outra Infinite Guitar fabricada pelo canadense ficou com Daniel Lanois, o outro produtor de The Joshua Tree — que, coincidentemente, era chefe do canadense no estúdio Grant Avenue, em Hamilton, Ontário.

Enquanto The Edge descobria como usar esse novo instrumento, Bono por foi convencido pelo amigo Gavin Friday a não descartar “With Or Without You” e trabalhar mais nela. Aaron J. Sams conta:

Depois de um tempo, Bono trouxe a canção de volta após trabalhar nela, Edge trouxe o que estava trabalhando com a guitarra e eles juntaram tudo. Dessa mistura surgiu ‘With Or Without You’. Eu não acho que dava pra ir a lugar algum em 1987 sem ouvir essa música no rádio.”

U2 e o estouro na América

Lançado em 9 de março de 1987, The Joshua Tree provou ser o momento no qual o U2 finalmente estourou nos Estados Unidos. O quinto álbum de estúdio da banda irlandesa chegou ao topo da parada americana — e “With Or Without You”, que também atingiu a posição mais alta do ranking de singles, serviu de principal música de trabalho.

The Joshua Tree liderou vendas em mais de 20 países quando saiu e se estabeleceu como um dos álbuns de rock mais populares da história, com mais de 25 milhões de cópias vendidas. Até hoje, “With Or Without You” continua a composição mais popular do U2, com mais de um bilhão de streams no Spotify.

+++LEIA MAIS: U2 anuncia filme-concerto 'imersivo' de show na Sphere, em Las Vegas

+++LEIA MAIS: Bono sobre Coldplay: 'Não é uma banda de rock. Espero que seja óbvio'

Colaborou: Pedro Hollanda.

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.