Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Saúde

A curiosa razão que fez Miley Cyrus abandonar o veganismo

Cantora ficou conhecida por advogar em prol da dieta e do estilo de vida, mas em 2020 se tornou pescetariana

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 16/08/2024, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Miley Cyrus (Foto: Kevin Winter/Getty Images)
Miley Cyrus (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Cada vez mais comum, o veganismo se tornou tendência até entre celebridades, seja por questões éticas ou de saúde. Miley Cyrus fez parte desta lista a partir de 2013, promovendo um estilo de vida por desestimular o uso de qualquer coisa de origem animal.

A cantora passou a usar suas redes sociais para promover a dieta e abordava em ocasiões diversas os motivos que a levaram a adotá-la. Chegou a ter um aniversário celebrado pela People for the Ethical Treatment of Animals (Peta), notória organização de luta pelos direitos dos animais.

Entretanto, Cyrus anunciou, em 2020, ter desistido da dieta. Segundo ela, questões de saúde a levaram a tomar tal decisão.

+++LEIA MAIS: Miley Cyrus celebra sucesso com Hannah Montana

“Cérebro não funcionava direito”

Em entrevista ao podcast The Joe Rogan Experience, transcrita pela The Things, Cyrus revelou ter adotado a dieta pescetariana — similar ao vegetarianismo/veganismo, mas com o consumo de peixes e produtos derivados de pesca. A artista justificou a mudança dizendo:

Tive de introduzir peixe e ômegas em minha vida porque meu cérebro não funcionava direito.”

Apesar da curiosa forma por meio da qual disse “meu cérebro não funcionava direito”, a cantora foi mais a fundo e afirmou que sofria com dores nos quadris, o que seria, segundo ela, fruto de desnutrição. Pouco antes da mudança, Cyrus ainda afirmou ter se sentido sem energia durante uma apresentação no festival de Glastonbury.

Por fim, a cantora revelou ter chorado quando comeu seu primeiro peixe após a mudança na dieta por considerar esses animais inteligentes — era uma das causas de ter se tornado vegana. Ao menos, Miley garante ter se sentido “muito mais saudável” desde então.

Alguns estudos feitos de alguns anos para cá (via BBC) mostram que a dieta vegana pode estar desprovida de alguns nutrientes essenciais para o funcionamento do cérebro, como o ferro heme, presente apenas na proteína animal e absorvida mais facilmente pelo corpo. Além disso, seus adeptos podem estar sujeitos à deficiência de algumas vitaminas, ômega-3, selênio, ácido fólico e iodo.

+++LEIA MAIS: Na D23, Miley Cyrus se torna a Lenda da Disney mais nova da história

Outras celebridades que desistiram do veganismo

Outros nomes célebres que seguiram o mesmo caminho de Miley Cyrus. Um bom exemplo é o de Liam Hemsworth, ex-marido da cantora. Foi ele o responsável por grelhar o primeiro peixe que a cantora comeu ao se tornar pescetariana — e resultou em seu choro. O ator também alegou questões de saúde para abandonar a dieta.

Também existem casos de celebridades que desistiram da dieta para retomá-la tempos depois. Foi o caso das atrizes Anne Hathaway, por conta das gravações de Interestelar (2013), e Natalie Portman, em decorrência de sua gravidez.

Outras celebridades que adotaram e abandonaram o veganismo incluem Waka Flocka Flame, Samuel L. Jackson, Carrie Underwood e Gisele Bündchen.

Colaborou: Augusto Ikeda.