Baterista dos Beatles costuma ter seus talentos diminuídos por alguns músicos e fãs, segundo ex-integrante do Dream Theater
Publicado em 17/09/2023, às 12h00
Os Beatles representaram uma verdadeira reunião de gênios. Ainda assim, há quem insista em “ranquear” os integrantes — e muitos deles colocam Ringo Starr como um músico inferior em comparação aos colegas, como se arte fosse competição. O baterista também costuma ter suas habilidades menosprezadas quando se discute a técnica de outros colegas de instrumento.
Talvez a grande prova de que Starr não deve ser diminuído enquanto músico veio de uma entrevista concedida por Mike Portnoy, baterista reconhecido como um dos mais habilidosos da história do rock. O ex-integrante do Dream Theater e membro de vários grupos como The Winery Dogs e Sons of Apollo refletiu sobre o ídolo em entrevista à Revolver(via site Igor Miranda).
Na ocasião, Portnoy foi convidado a listar seus 11 bateristas favoritos de todos os tempos. Como preferiu apresentar suas escolhas em ordem cronológica, Starr acabou sendo o primeiro. Apesar disso, ele deixou claro que, independentemente do critério, Ringo estaria no topo, pois é seu predileto.
“A lista está em ordem cronológica de quando eles apareceram na minha vida e nos meus ouvidos e quando me influenciaram. Mas mesmo que isso seja cronológico, este primeiro realmente é o número um na minha lista porque os Beatles são minha banda favorita de todos os tempos e Ringo Starr obviamente foi um baterista muito, muito importante na minha vida.”
O ex-integrante do Dream Theater destacou que na data de seu nascimento — 20 de abril de 1967 —, os Beatles fizeram a última sessão de gravação do clássico álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, lançado semanas depois.
“Então, sim, literalmente desde o primeiro dia da minha vida, os Beatles estavam lá. E Ringo era muito importante para eles.”
Na parte final de sua declaração, Mike Portnoy fez ponderações mais específicas sobre Ringo Starr. O ídolo do metal progressivo afirmou que o veterano das baquetas é “muito subestimado”.
“As pessoas não percebem que os Beatles não teriam feito a música que fizeram sem ele. Ele foi muito importante para o processo de gravação e tudo o que os Beatles fizeram.”
O pioneirismo de Starr foi, enfim, pontuado por Portnoy em seu comentário.
“Tudo o que Ringo fez foi o primeiro a ser feito e só por isso ele tem que ser o primeiro desta lista.”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.