Eterno guitarrista do Deep Purple e Rainbow é conhecido por suas declarações de impacto sobre outros colegas
Publicado em 30/01/2024, às 10h00
Muitos fãs de rock consideram que Jimi Hendrix serviu como influência direta de Ritchie Blackmore. Não é de todo errado, mas é comum não surgir facilmente a lembrança de que ambos surgiram praticamente na mesma época.
O álbum de estreia da Jimi Hendrix Experience, Are You Experienced?,foi lançado em maio de 1967. Pouco mais de um ano depois, o Deep Purple de Blackmore liberou seu primeiro disco, Shades of Deep Purple. Naturalmente, Hendrix influenciou uma enorme lista de guitarristas, mas Blackmore já tinha parte de seu estilo próprio formado antes do músico americano estourar mundialmente.
Por isso — e também por sua personalidade geniosa —, Ritchie não fala sobre Jimi com a admiração de um grande fã. Em entrevista de 1991 à Guitar World (via Rock and Roll Garage), o músico do Deep Purple expôs uma opinião sobre o saudoso colega de instrumento que pode deixar alguns fãs mais puristas um tanto incomodados.
Na opinião de Blackmore, Hendrix não era um grande guitarrista. Ainda assim, era incrível — por conta de todos os outros motivos possíveis.
“Fiquei impressionado com Hendrix quando o ouvi. Não tanto por sua forma de tocar, mas pela sua atitude. Ele não era um grande guitarrista, mas todo o resto nele era brilhante. Até a maneira como ele andava era incrível.”
Ainda assim, Ritchie tinha algumas ressalvas. E, naqueles tempos, adotava outras influências.
“O jeito de Hendrix tocar guitarra, porém, sempre foi um pouco estranho. Hendrix foi uma inspiração, mas eu ainda gostava mais de Wes Montgomery. Eu também gostava da Allman Brothers Band na época desses álbuns.”
Em outra entrevista, à Melbourne Radio (via site Igor Miranda), Ritchie Blackmore indicou quais os maiores compositores do século 20 em sua opinião. São nomes que o inspiraram — mesmo que indiretamente — na hora de compor clássicos como “Smoke on the Water”, “Burn”, “Man on the Silver Mountain”, “Stargazer”, entre outros lançados pelo Deep Purple e Rainbow.
“Os Beatles eram excelentes. Provavelmente a melhor banda que já existiu, junto com Jimi Hendrix Experience e Jethro Tull. Admiro Paul McCartney e Ian Anderson. Especialmente o segundo, suas músicas estão além da minha compreensão.”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.