A grande mudança promovida pelo novo baterista do Iron Maiden, segundo Bruce Dickinson
Simon Dawson já vinha ensaiando com a banda antes de Nicko McBrain se retirar das turnês — e seu estilo de tocar impressionou os colegas
Igor Miranda (@igormirandasite)
Após mais de quatro décadas, Nicko McBrain deixará de se apresentar com o Iron Maiden. Como noticiado em dezembro último, o baterista de 72 anos, se retirou dos compromissos de turnê, embora siga listado como um integrante. Simon Dawson, notório por integrar o British Lion — projeto paralelo de Steve Harris, baixista e líder do Maiden —, foi escalado para substituí-lo.
Muitos fãs estão receosos com a mudança, visto que McBrain tem um estilo muito característico e Dawson, ao menos de acordo com o que se conhece dele nos projetos anteriores, não tem a mesma pegada. Todavia, para o vocalista Bruce Dickinson, este é o grande charme do novo colega.
Em entrevista concedida no Musicians Institute (via site Igor Miranda), Dickinson revelou que Dawson, na verdade, já havia ensaiado com o Maiden antes mesmo do afastamento de McBrain. O baterista titular realizou toda a turnê anterior, The Future Past, enquanto se recuperava de um mini-AVC.
Até as últimas apresentações, em São Paulo, ele ainda não havia retomado os movimentos de modo pleno. Existia, portanto, uma preocupação: se Nicko não conseguisse realizar algum show, era necessário ter algum reserva — função a cargo de Simon, que já viajava com a banda de toda forma porque o British Lion toca nas cidades por onde o Iron Maiden passa. Bruce comenta:
“Já tivemos um ensaio com Simon na última turnê. Simon estava junto com o British Lion. Era meio que uma segurança para nós. Esperávamos que Nicko fizesse a turnê, mas havia vezes durante o show em que, não tanto sua performance, mas seu corpo fisicamente estava realmente… estávamos preocupados.”
Como vários fãs, os integrantes do Maiden também ficaram receosos, sem saber se iria funcionar. Para espantar qualquer dúvida, a banda organizou um ensaio com Dawson em meio à turnê anterior, mais especificamente na cidade americana de Portland, Oregon, em outubro último.
“Simon foi sugerido por Steve e todos nós ficamos: ‘sim, mas como sabemos que vai funcionar?’ […] [Fizemos o ensaio e] Honestamente, fiquei positivamente chocado: ‘uau’. Tocamos o set inteiro sem uma pausa. E esse cara não havia ensaiado com ninguém. Poderíamos fazer um show naquela noite com ele se tivéssemos que fazer.”
Bruce, então, revelou a grande mudança promovida por Simon. Musicalmente, o novo baterista se assemelha muito ao saudoso Clive Burr, antecessor de Nicko na função e responsável por gravar os três primeiros álbuns do Iron Maiden. Ao que tudo indica, portanto, Dawson tem uma pegada mais direta e forte — e menos técnica — em comparação ao titular por quatro décadas. O cantor explica:
“Para ser honesto, se eu fechasse meus olhos em alguns momentos durante aquele ensaio, era como ter Clive Burr de volta na banda, porque ele [Dawson] tem aquele feeling. É aquele swing de big band. Ele tem as mesmas influências. E eu só fiquei: ‘oh meu Deus, uau’. Estou realmente animado.”

Iron Maiden e Run for Your Lives
O Iron Maiden levará sua próxima turnê de 50 anos, Run for Your Lives, à Europa. Há shows agendados no Velho Continente entre os meses de maio e agosto.
A expectativa é que, em 2026, o itinerário seja expandido para outros continentes — incluindo o Brasil, país que o vocalista Bruce Dickinson visita com sua carreira solo em 7 de setembro, para apresentação no festival paulistano The Town.
Com repertório focado nos nove álbuns iniciais — a estreia de 1980 até Fear of the Dark (1992) —, a vindoura excursão marca ainda a primeira ocasião em décadas em que o Maiden se apresentará sem Nicko McBrain. O baterista, membro desde 1982, se afastou das atividades na estrada e será substituído por Simon Dawson (British Lion, The Outfield etc).
Confira abaixo a agenda do Iron Maiden para 2025:
- 27 de maio – Budapest Aréna, Budapeste, Hungria *
- 31 de maio – Letnany Airport, Praga, República Tcheca *
- 01 de junho – TIPOS Arena, Bratislava, Eslováquia *
- 05 de junho – Trondheim Rocks, Trondheim, Noruega (Festival)
- 07 de junho – SR-Bank Arena, Stavanger, Noruega *
- 09 de junho – Royal Arena, Copenhague, Dinamarca *
- 12 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 13 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 16 de junho – Estádio Olímpico, Helsinque, Finlândia *
- 21 de junho – Utilita Arena, Birmingham, Inglaterra ^
- 22 de junho – Co-op Live, Manchester, Inglaterra ^
- 25 de junho – Malahide Castle, Dublin, Irlanda *^
- 28 de junho – Longon Stadium, Londres, Inglaterra *^
- 30 de junho – OVO Hydro, Glasgow, Escócia ^
- 03 de julho – Festival Eurockéennes, Belfort, França (Festival)
- 05 de julho – Estadio Cívitas Metropolitano, Madrid, Espanha **
- 06 de julho – MEO Arena, Lisboa, Portugal **
- 09 de julho – Hallenstadion, Zurique, Suíça **
- 11 de julho – Veltins-Arena, Gelsenkirchen, Alemanha **
- 13 de julho – Stadio Euganeo, Padova, Itália **
- 15 de julho – Bürgerweide, Bremen, Alemanha **
- 17 de julho – Estádio Ernst Happel, Viena, Áustria **
- 19 de julho – Paris La Défense Arena, Paris, França **
- 23 de julho – GelreDome, Arnhem, Holanda **
- 25 de julho – Deutsche Bank Park, Frankfurt, Alemanha **
- 26 de julho – Cannstatter Wasen, Stuttgart, Alemanha **
- 29 de julho – Waldbühne, Berlim, Alemanha **
- 02 de agosto – PGE Narodowy, Varsóvia, Polônia **
- * = Abertura do Halestorm
- ^ = Abertura do The Raven Age
- ** = Abertura do Avatar
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: A curiosa razão que fez Rock in Rio 1985 ser o melhor, segundo Bruce Dickinson
+++ LEIA MAIS: As 6 melhores linhas de baixo de Steve Harris, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: Janick Gers explica por que se movimenta feito doido no palco
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram