A grave doença que quase nos tirou Tony Iommi na última década
Guitarrista do Black Sabbath lutou – e venceu a batalha – contra um tumor descoberto em 2012; quatro anos depois, ele anunciou a remissão
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Se hoje Tony Iommi está prestes a fazer um grande e apoteótico show de despedida com o Black Sabbath, muito se deve à ciência e aos médicos que o trataram na década passada.
O guitarrista, considerado o pai do heavy metal, lutou e venceu a batalha contra um câncer descoberto em 2012. Quatro anos depois, ele anunciou a remissão do tumor.
A batalha não foi nada simples. Iommi foi diagnosticado com linfoma, um tipo de câncer que se desenvolve no sistema linfático, afetando os linfócitos, células de defesa do organismo.
Tudo começou quando o guitarrista estava divulgando sua biografia, Iron Man (2011), e se preparando para as gravações do derradeiro álbum de estúdio do Sabbath, 13 (2013).

Na época, ele contou à Guitar World (via Blabbermouth):
“Consultei um médico porque apareceu um caroço na minha virilha. Achamos que era apenas um gânglio inchado, então ele me receitou antibióticos. Depois da turnê (do livro), eu estava indo para Los Angeles para começar os ensaios. Ele disse que se o caroço não desaparecesse em duas semanas, quando eu chegasse lá, eu deveria consultar outro médico. Foi o que fiz, porque o caroço ainda estava lá. Ele me receitou mais antibióticos, porque eu tinha desenvolvido uma infecção por causa de outro problema na próstata. Era muito grande e precisava ser removido. Então, pensei que o outro caroço fosse parte disso. Mas ele nunca desapareceu. (…) Eu estava voltando para a Inglaterra para fazer a cirurgia de próstata, então decidi esperar até lá. Disseram que removeriam o outro nódulo enquanto estivessem lá. Não pensei em nada, mas descobriram que era câncer.”
Como o linfoma ainda estava em estágio inicial, o músico passou por tratamento que foi um sucesso, apesar de tê-lo deixado bastante debilitado. Felizmente, ele foi considerado curado pelos médicos em 2016.
Tony Iommi atualiza estado de saúde
Apesar disso, em 2023 Tony Iommi atualizou seu estado de saúde em entrevista ao jornalista Eddie Trunk (via Blabbermouth) e revelou que passa por “altos e baixos”. E não necessariamente em decorrência do antigo câncer, mas em função da própria idade.
Na época, ele estava com 75 anos; hoje, tem 77:
“Estou em altos e baixos. Vou fazer meus exames. É como qualquer pessoa idosa (risos) — você tem problemas. Mas, não, no geral, tem sido muito bom. Certamente, quanto ao lado do câncer, tem sido — ouso dizer — bom. Tenho outros problemas, como dores nas mãos e nos pés e coisas assim. Mas, tirando isso, é bom. E acho que fazer o que faço me mantém acordado. Não fico em casa sentado no sofá; estou fora de casa fazendo coisas. E é bom — mantém você motivado; mantém você em movimento.”
A despedida do Black Sabbath
O show de despedida do Black Sabbath, intitulado Back to the Beginning, está marcado para sábado, 5, no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra.

Tony Iommi, o vocalista Ozzy Osbourne, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward subirão ao palco juntos pela última vez, com uma série de artistas e bandas de metal entre os convidados especiais. Veja abaixo a lista de atrações:
Black Sabbath
Ozzy Osbourne (solo)
Metallica
Guns N’ Roses
Tool
Slayer
Pantera
Gojira
Alice in Chains
Halestorm
Lamb of God
Anthrax
Mastodon
Rival Sons
Convidados adicionais:
Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
David Draiman (Disturbed)
Duff McKagan
Fred Durst (Limp Bizkit)
Lzzy Hale
Jake E. Lee
Jonathan Davis (Korn)
K.K. Downing
Mike Bordin (Faith No More)
Papa V Perpetua (Ghost)
Rudy Sarzo
Sammy Hagar
Slash
Sleep Token II (Sleep Token)
Tom Morello
O evento terá caráter beneficente, com todo o lucro destinado a três instituições de caridade: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
+++ LEIA MAIS: Show final do Black Sabbath será transmitido? Saiba mais
+++ LEIA MAIS: O grande arrependimento de Ozzy Osbourne que está prestes a deixar de existir
+++ LEIA MAIS: Por que Geezer Butler, autor de várias letras sobre o diabo, nunca fala palavrão