Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / DUETO

A história do épico dueto de Prince e Amy Winehouse

Artistas interpretaram “Love is a Losing Game”, da cantora britânica, em ambiente bem menos grandioso do que a ocasião pedia

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 16/12/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prince e Amy Winehouse (Foto: Theo Wargo/WireImage e Roger Kisby/Getty Images)
Prince e Amy Winehouse (Foto: Theo Wargo/WireImage e Roger Kisby/Getty Images)

O ano era 2007 e Prince anunciava uma temporada de 21 shows como residente na O2 Arena, em Londres. Os compromissos integravam sua Earth Tour, que divulgava o disco Planet Earth (2007). Na época, o grande nome do momento era Amy Winehouse, que tinha lançado seu grande sucesso, o álbum Back to Black (2006).

A confirmação da série de apresentações do artista americano na capital britânica aconteceu em maio daquele ano, com uma entrevista coletiva do astro. Por lá, Amy foi um dos assuntos — mais especificamente a música “Love is a Losing Game”, um dos hits do disco da artista, disponibilizada como single no final de 2007.

Segundo artigo do Music Radar, Prince disse que amava a canção. Perguntado sobre um possível dueto com Winehouse em um dos shows da O2 Arena, confirmou a intenção.

Em uma dessas coincidências mágicas do mundo da música, Amy deu uma entrevista para a MTV no mesmo dia e foi perguntada sobre a declaração do autor de “Purple Rain”. Pela reação da inglesa no vídeo abaixo, dá para perceber que a ideia de cantar com Prince deixou Amy mais do que animada.

No meio da entrevista, ela chega a brincar: “Estou indo para Minneapolis (cidade natal de Prince) – vejo vocês depois”, enquanto finge levantar da cadeira. Confira (em inglês).

Prince e Amy Winehouse

No fim das contas, Amy Winehouse não participou de nenhum dos shows de Prince na residência da O2 Arena. Ainda assim, o dueto aconteceu.

O americano era lembrado pelos gigantescos concertos “afters” que organizava depois das apresentações. Sempre diante de um grupo seleto de convidados, executava setlists bem diferentes e sem hora para acabar.

Para a sequência de 21 noites em Londres, um local anexo à O2 Arena foi separado com esse intuito e rebatizado de 3121 Club. O prédio estava à disposição para quando Prince quisesse tocar — e foi numa dessas noites que Amy Winehouse apareceu e cantou “Love is a Losing Game” com o ídolo.

Algumas mudanças foram feitas no arranjo, com direito a solos de guitarra e outros detalhes. Não há filmagens oficiais do evento, apenas áudios gravados do público. Ao final, um emocionado Prince declarou: “Estou com lágrimas (nos olhos) – vou ter que colocar meus óculos escuros”. Ouça:

Em 2011, em ocasião da morte de Amy Winehouse, Prince revisitou a música, dessa vez de forma mais discreta. O artista acompanhou a cantora Andy Allo no violão em uma versão mais introspectiva de “Love is a Losing Game”, que pode ser conferida abaixo.

Prince nos deixou em 2016, apenas cinco anos depois de Amy Winehouse. Apesar de pertencerem a gerações completamente diferentes, ambos os artistas deixaram marcas de extrema importância na música e são celebrados até hoje.

+++LEIA MAIS: Ex-marido de Amy Winehouse reage a cinebiografia da cantora: 'Terapêutico'

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.