Rock

A mudança que Meg White exigiu na letra do The White Stripes

Algo nessa música de 'Elephant' (2003) teria despertado a antipatia da baterista, que exigiu mudanças na letra

Redação

Publicado em 18/09/2023, às 17h36
Thw White Stripes (Reprodução)
Thw White Stripes (Reprodução)

Em 2003, o The White Stripes experimentariam um sucesso sem precedente até então. Se faixar como "Hello Operator" e "We're Going to Be Friends" já pavimentavam o caminho de sucesso do duo, Jack e Meg White alcançariam novas alturas com seu quarto disco de estúdio, Elephant, que seria lançado naquele ano.

O álbum começava bem com a icônica "Seven Nation Army", que mudaria o destino do grupo - mas não parava por aí. Ao longo de suas 14 faixas, o disco ainda passava pela versão repaginada de "I Just Don't Know What To Do With Myself" e por "There's No Home for You Here", para ficar em dois pontos altos do registro. Mas houve uma música dessa lista que acabou não agradando tanto a Meg White.

+++ LEIA MAIS: The White Stripes lança videoclipe de "Black Math" após 20 anos do lançamento

A faixa em questão é "Girl, You Have No Faith In Medicine", a penúltima faixa de Elephant. Uma referência ao efeito placebo da farmacologia, a música falaria das relações entre homens e mulheres, segundo Jack White:

"Acho que ela é essa brincadeira sobre relações entre homens e mulheres, quando os remédios para dor de cabeça começam a incomodar as garotas", disse o cantor em entrevista ao Genius.com. "Aspirina, Tylenol, essas coisas. É como se os homens pudessem tomar um comprimido de açúcar e ver sua dor passar, mas as mulheres sempre precisam de um cuidado especial."

Toda a 'brincadeira' acabou não sendo tão bem recebida por Meg, que exigiu que parte da letra fosse alterada antes de entrar para a gravação. Como era uma letra sobre relações, a baterista - conhecida por sua personalidade reservada e tímida - teria se preocupado com a possibilidade de ser uma música sobre ela própria.

Pouco foi dito a respeito dos motivos que teriam levado a artista a efetivamente exigir as mudanças nas letras, mas talvez a poesia possa ter flertado um pouco dmais com a realidade. Nada que Jack confirme, é claro:

"É uma espécie de metáfora para reservar um tempo para cuidar de alguém, eu acho.”

Ouça "Girl, You Have No Faith In Medicine" abaixo: