“UMA DAS MINHAS CANÇÕES”

A música do Iron Maiden que Bruce Dickinson cantará no The Town

Vocalista não tem incluído composições de sua banda principal nos repertórios da carreira solo, mas abrirá uma exceção no Brasil

Igor Miranda (@igormirandasite)

Bruce Dickinson (Foto: Mariano Regidor / Redferns)
Bruce Dickinson (Foto: Mariano Regidor / Redferns)

No próximo mês, Bruce Dickinson visitará o Brasil pela terceira vez em pouco mais de um ano. O vocalista realizou, entre abril e maio do ano passado, uma longa turnê solo pelo país. Em dezembro, retornou com o Iron Maiden para duas apresentações em São Paulo. Agora, novamente em carreira solo, está agendado como uma das atrações do segundo dia de The Town, 7 de setembro.

Diante disso, era esperado que Dickinson aprontasse algo diferente para sua performance no festival paulistano. E, de fato, isso acontecerá.

Em entrevista ao Metalshop (via Blabbermouth), o cantor destacou que o repertório a ser executado no The Town contará com a música Revelations, uma de suas composições para o Iron Maiden. Nas duas visitas anteriores ao Brasil, a canção ainda não havia figurado no setlist.

“Estou indo para a América do Sul nesta turnê apenas para um show — porque o motivo é o 40º aniversário da minha estreia no Rock in Rio, e há um grande festival em São Paulo chamado The Town [evento do mesmo criador do Rock in Rio]. É um festival enorme. Então, vou tocar uma das minhas músicas do Maiden, pois compus algumas delas completamente sozinho. As pessoas perguntam: ‘ei, quem compôs a parte de guitarra de ‘Revelations’?’ Eu disse: ‘Sabe a parte que diz quem compôs a música? Você viu o nome de mais alguém aí?’ Aí respondem: ‘Nossa, cara, eu não sabia que você tocava guitarra’. Eu costumava tocar guitarra com o Maiden por 10 segundos no palco, mas acho que os desgraçados nunca a ligavam.”

Bruce Dickinson em 2025
Bruce Dickinson em 2025 – Foto: John McMurtrie

 

Ainda durante a ocasião, Bruce refletiu sobre o repertório que tem sido levado para a etapa 2025 de sua turnê, ainda promovendo o álbum The Mandrake Project (2024). Ele destacou:

“Estou em turnê pelos EUA pela primeira vez com The Mandrake Project, e também estamos tocando coisas de Accident of Birth (1997) e The Chemical Wedding (1998). Tenho sete álbuns de estúdio para escolher. Obviamente, vou tocar algumas coisas de Balls to Picasso (1994), então ‘Tears of the Dragon’ estará lá, além de algumas outras coisas, como ‘Gods of War’. Coisas como ‘The Alchemist’ e ‘Chemical Wedding’, as pessoas na Europa ficam tipo: ‘meu Deus’.”

Bruce Dickinson e a estreia no Rock in Rio

Em 1985, o Iron Maiden foi uma das atrações da primeira edição do Rock in Rio. Também durante a nova entrevista, Bruce Dickinson relembrou o show, que, segundo ele, ficou marcado por problemas técnicos.

“O som som estava horrível. Fiquei muito puto. Fiquei muito mal-humorado. Bati a guitarra na minha cabeça, veio sangue frio de um ferimento na cabeça. Aquilo tudo foi exibido no telão. O empresário me pediu para apertar um pouco mais o ferimento, porque ficou ótimo nas câmeras. E aquela imagem se tornou meio que lendária no Brasil. Decidi tocar ‘Revelations’ agora no Brasil e pensei: se posso ensaiar para o Brasil, também posso ensaiar para tocá-la nos EUA. É uma música que não será tocada na próxima turnê do Maiden [Run for Your Lives]. E por ser minha música, posso ajustá-la como quiser.”

A banda que acompanha Dickinson nos shows atuais é composta por Dave Moreno (bateria), Mistheria (teclados) e Tanya O’Callaghan (baixo), além dos guitarristas Philip Näslund e Chris Declercq. A dupla final substitui Roy Z, que não faz parte da formação recente.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

 

+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson tem 3 brasileiros em seu ‘novo’ disco; falamos com um deles
+++ LEIA MAIS: A curiosa razão que fez Rock in Rio 1985 ser o melhor, segundo Bruce Dickinson
+++ LEIA MAIS: As 6 melhores linhas de baixo de Steve Harris, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: Janick Gers explica por que se movimenta feito doido no palco

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: bruce dickinson, Iron Maiden