Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Inusitado

A música do Kiss inspirada por groupie que fazia moldes penianos de rockstars

Entre os músicos que a auxiliaram, estão nomes como Jimi Hendrix, Wayne Kramer e Jello Biafra; artistas mulheres também tiveram seios “eternizados” por ela

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 08/09/2024, às 09h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kiss em 1976 (Foto: Fin Costello/Redferns)
Kiss em 1976 (Foto: Fin Costello/Redferns)

Sexto álbum de estúdio do Kiss, Love Gun(1977) é o último onde a formação original — Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss — toca junto em todas as faixas. Entre suas músicas de destaque, estão “Christine Sixteen” (que teve o envolvimento de Eddie e Alex Van Halen em sua versão demo), “I Stole Your Love” a faixa-título do disco.

Com o tempo, uma canção deste trabalho em especial ganhou destaque após ter aparecido no repertório da apresentação do grupo no MTV Unplugged, em 1995 — cuja gravação foi lançada como álbum no ano seguinte, sob o título “Kiss Unplugged”. Trata-se de “Plaster Caster”, inspirada por uma groupie com trabalho inusitado: ela produzia moldes penianos de rockstars.

+++LEIA MAIS: No Brasil, Kiss surpreende com pedido por vodca barata em camarim

O título da música é inspirado na artista plástica Cynthia Dorothy Albritton, mais conhecida como Cynthia Plaster Caster. Ela era estudante de artes visuais na Universidade de Illinois Chicago e se descrevia como “groupie em recuperação”, pois desde pequena, preferia ficar ao lado de garotos.

Um dia, Cynthia recebeu o seguinte trabalho de um professor na faculdade: produzir um molde de algo sólido que pudesse manter seu formato. Foi aí que ela teve a ideia de modelar pênis — eretos, pois poderiam sair do molde facilmente após ficarem flácidos.

O conceito “pegou” e a artista decidiu trabalhar nessa área. Não demorou muito para ela ter seu primeiro cliente famoso, já que ela também era uma groupie: nada mais, nada menos que Jimi Hendrix.

Com o passar do tempo, outros músicos se tornaram fonte para os trabalhos de Cynthia Plaster Caster. Entre eles, estão: Noel Redding (The Jimi Hendrix Experience), Wayne Kramer (MC5) e Jello Biafra (Dead Kennedys). A partir dos anos 2000, a artista também passou a moldar os seios de mulheres do segmento, como foi o caso de Suzi Gardner (L7) e Karen O (Yeah Yeah Yeahs).

O que Cynthia Plaster Caster pensava sobre a música

Em depoimento registrado no livro “Kiss Por Trás da Máscara” (via site Igor Miranda), Cynthia Plaster Caster revelou seus sentimentos com “Plaster Caster". A artista revelou não ter se impressionado muito com ela em um primeiro momento, mas passou a apreciá-la com o passar do tempo.

Cynthia Plaster Caster em 2009 (Foto: Roger Kisby/Getty Images)

+++LEIA MAIS: O detalhe que fazia Gene Simmons sentir-se excluído em círculos do rock

Quando alguém me avisou pela primeira vez de ‘Plaster Caster’, não fiquei muito empolgada. Pareceu que o Gene Simmons (vocalista e baixista) a compôs para fazer as pessoas acharem que ele foi modelado, o que nunca aconteceu. Mas anos depois, quando a banda de Evan Dando, os Lemonheads, fizeram um cover dela, comecei a notar como a melodia era grudenta. Hoje, estou ok com a canção, Não a amo, mas gosto dela. Se mudou minha vida, não estou ciente disso.”

De fato, apesar da homenagem, nenhum integrante do Kiss teve seu pênis modelado pela artista. Cynthia Plaster Caster morreu em abril de 2022, aos 74 anos, de uma doença cerebrovascular não especificada.

Colaborou: Augusto Ikeda.