DESACREDITADA

A música do Linkin Park na qual ninguém apostava, mas virou hit

Canção presente no álbum de estreia Hybrid Theory não estava entre os destaques iniciais apontados por seus próprios autores

Igor Miranda (@igormirandasite)

Linkin Park (Mike Shinoda e Chester Bennington) ao vivo no início dos anos 2000
Linkin Park (Mike Shinoda e Chester Bennington) ao vivo no início dos anos 2000 - Foto: Jeffrey Mayer / WireImage

Nenhum integrante do Linkin Park pensava que seu álbum de estreia, Hybrid Theory (2000), faria tanto sucesso. Trata-se do disco de rock mais vendido do século 21 — que, diga-se, começou em 2001, mas os números registrados (32 milhões de cópias) dizem respeito justamente ao período em questão.

O grande hit desse trabalho é “In the End”, disponibilizada como quarto single. A faixa atingiu o top 10 das paradas de mais de dez países, incluindo o segundo lugar nos Estados Unidos. Hoje, acumula quase 2 bilhões de visualizações em seu videoclipe no YouTube.

Dentro da banda, praticamente ninguém achava que a canção se tornaria um sucesso. Não à toa, outras músicas foram liberadas como single antes dela — “One Step Closer”, “Papercut” e “Crawling”.

O assunto foi abordado por Mike Shinoda em entrevista de 2023 ao radialista Howard Stern (via site Igor Miranda). Mesmo na posição de um dos compositores, o vocalista e multi-instrumentista não via potencial na faixa. Apenas um integrante ficou empolgado: o baterista Rob Bourdon, único membro que optou por estar ausente da atual reunião, com Emily Armstrong nos vocais e Colin Brittain na vaga dele.

“Não me pareceu algo grande ou um hit. Era muito jovem e não sabia como era uma música de sucesso. […] Rob disse algo tipo: ‘cara, essa é a música que estávamos esperando, é a melhor música que temos’.”

Hater da própria obra?

Shinoda ainda aproveitou a ocasião para negar que Chester Bennington, cantor falecido em 2017, odiava “In the End”. O artista chegou a dizer isso em entrevistas, mas seu colega acredita que ele apenas tinha outras favoritas.

“Chester não odiava ‘In the End’. Ele gostava da música e realmente gostava de músicas mais pesadas. Então diziam que ‘In the End’ ‘deveria ser um single’ e essa música não é a que ele teria escolhido para isso.”

Mike Shinoda e Chester Bennington, do Linkin Park - Foto: Jason Squires / WireImage
Mike Shinoda e Chester Bennington, do Linkin Park – Foto: Jason Squires / WireImage

 

A criação de “In the End”, do Linkin Park

Ainda durante a entrevista para Howard Stern, Mike Shinoda relembrou o processo de criação de “In the End”. O artista disse ter criado em apenas uma noite a linha de piano, parte do rap, os acordes do refrão e os beats. O ambiente não era dos mais convidativos.

“Estava sentado num lugar para ensaios em Hollywood and Vine, em Los Angeles. Lá fora tinham viciados e prostitutas. Trancamos todas as portas porque não queríamos que ninguém entrasse.”

De acordo com a base de dados do site Setlist.fm, “In the End” é a música que o Linkin Park mais tocou ao vivo, com 759 execuções. Atrás dela estão “One Step Closer” (756) e “Papercut” (669), todas oriundas de Hybrid Theory. De outros álbuns, a mais lembrada é “Faint”, com 600 performances.

+++ LEIA MAIS: A banda que impediu o Linkin Park de atingir o topo da parada nos EUA
+++ LEIA MAIS: As 3 melhores músicas do novo álbum do Linkin Park, segundo crítico da Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: Como o Linkin Park cria suas músicas, segundo Brad Delson
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Chester Bennington, Linkin Park, mike shinoda, Rob Bourdon