Ideia descartada de um álbum acabou entrando para “cumprir tabela” no disco seguinte e era detestada por John Lennon
Publicado em 14/10/2024, às 08h00
Nem todo artista consegue manter o alto nível em todos os momentos de sua trajetória. Até mesmo os Beatles.
Uma canção não exatamente brilhante do grupo não é considerada tão boa pelo próprio autor principal, Paul McCartney, enquanto John Lennon a detestava. A música em questão foi gravada para o disco de estreia, mas os músicos resolveram deixá-la de lado. Mesmo assim, ela entrou para o segundo álbum.
Trata-se de “Hold Me Tight”, presente em With the Beatles (1963). A música foi desenvolvida originalmente nas sessões que deram vida ao debut Please Please Me (1963), mas depois de 13 takes, as fitas foram destruídas, já que a ideia parecia não ir para frente.
Com algumas mudanças, ela foi retomada e acabou no LP seguinte. Funcionou como um “filler”, ou seja, conscientemente apenas para ocupar espaço no disco.
No livro Paul McCartney: Many Years From Now” (via Showbiz CheatSheet), Macca revela que a composição foi pensada como um single, mas não passou nem perto disso. Ele afirma:
Quando começamos, tudo era pensado nos singles e estávamos sempre tentando compor singles. É por isso que você tem várias dessas canções de 2 minutos e meio, todas elas saíam com a mesma duração. ‘Hold Me Tight’ foi uma tentativa fracassada de single que se tornou um ‘filler’ aceitável para o álbum.”
Por outro lado, Paul entende que os Beatles estavam em grande fase em relação a compor. No mesmo livro, o cantor e baixista do quarteto ressaltou a qualidade que o grupo tinha naquela época.
McCartney afirmou:
A coisa com os Beatles é que não era uma coisa vulgar. Na verdade, éramos muito bons. Era como estar em um grupo de arte, em uma associação com alguns amigos artistas. Esse era o sentimento geral que tínhamos depois de termos estado em Hamburgo [em uma longa temporada de shows].”
Talvez como um reconhecimento de que “Hold Me Tight” não representava o total poder de fogo dos Beatles — e de si próprio como compositor —, McCartney gravou uma música de mesmo nome, mas totalmente diferente, dez anos depois. Ela saiu no álbum Red Rose Speedway (1973), dos Wings.
John Lennon era ainda mais incisivo em relação a “Hold Me Tight”. No livro de entrevistas All We Are Saying: The Last Major Interview with John Lennon and Yoko Ono, uma conversa de 1980 traz o artista comentando algumas músicas dos Beatles.
+++LEIA MAIS: John Lennon acompanha show de Paul McCartney na Argentina? Entenda
Enquanto Lennon teceu longos comentários sobre “Come Together” e “Strawberry Fields Forever”, pouco foi falado sobre “Hold Me Tight”. Mas esse “pouco” diz muito sobre o que ele pensava:
Essa era de Paul. Talvez eu tenha colocado algumas partes nela – eu não me lembro. Era uma canção bem ruim e eu nunca realmente me interessei por ela, de qualquer forma.”
Por incrível que pareça, alguns covers da canção foram feitos. Um dos mais recentes é o que fez parte da trilha sonora do filme Across the Universe (2007), com a atriz Evan Rachel Wood assumindo os vocais ao lado de Jim Sturgess e Lisa Hogg.
Colaborou: André Luiz Fernandes.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.