Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / INSPIRAÇÃO

A música dos Beatles que mudou a vida de Sabrina Carpenter

Cantora descobriu que seria artista ainda na infância, quando ouviu composição assinada por John Lennon e Paul McCartney pela primeira vez

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 20/12/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sabrina Carpenter e Beatles (Foto: Taylor Hill/WireImage e Bettmann/Getty Images)
Sabrina Carpenter e Beatles (Foto: Taylor Hill/WireImage e Bettmann/Getty Images)

É difícil mensurar o nível de influência que os Beatles tiveram para a música. E a situação engloba gerações diversas. Um exemplo disso é Sabrina Carpenter: mesmo tendo nascido quase 30 anos após o fim das atividades dos Fab Four, a artista teve sua vida alterada pelo grupo.

Em entrevista de 2018 à Teen Vogue (via Ultimate Classic Rock), Carpenter apontou a música dos Beatles que praticamente deu início à sua carreira. Lançada no famoso White Album (1968), “Rocky Raccoon” foi ouvida pela pequena Sabrina por acaso — e foi o suficiente para acender a faísca de uma futura artista musical.

A cantora disse:

Eu me lembro especificamente de estar com meu pai dirigindo para onde ele cortava o cabelo. Eu não sei por que, ele não tinha realmente cabelo... De qualquer forma, estávamos indo para ele cortar o cabelo e me lembro dele colocando essa música. E imediatamente eu fiquei tipo: ‘isso é música?’.”

A opinião de Carpenter sobre “Rocky Raccoon” é interessante, já que vai além da letra ou da melodia. Mesmo criança, a artista conseguiu perceber nuances e características típicas das composições assinadas por John Lennon e Paul McCartney.

Sabrina afirmou:

Essa música... acho que um monte de gente provavelmente só pensa: ‘oh, os Beatles estavam chapados quando compuseram isso’. Quero dizer, estavam chapados, mas também tem uma história por trás dela, e eles meio que fizeram isso com todas as suas músicas. E isso me fez realmente querer ser uma compositora.”

Sabrina Carpenter recomenda: conheça seus heróis

Em 2023, Sabrina Carpenter contou ao Grammy.com como conheceu Paul McCartney. Segundo a cantora, a experiência não poderia ter sido melhor: o ídolo se mostrou extremamente cordial e educado com a jovem fã.

A artista relembrou:

Foi em uma festa, que não é o ambiente em que você quer encontrar seu maior ídolo. Mas ele foi tão presente, doce e gracioso comigo. Sabe, o tipo de contato visual que alguém faz com você e você fica: ‘você é uma pessoa real, só não tenho certeza que acredito nisso’.”

Sabrina também comentou o tamanho da influência de McCartney e dos Beatles em sua carreira. Ainda confessou que se emocionou ao dar de cara com o ídolo.

Fui tão inspirada por ele em toda a minha vida, e não tenho certeza se muitas pessoas sabem disso. Eu penso que, às vezes, quando você está compondo música pop, ou qualquer que seja o gênero, eu pego (elementos) de tantos gêneros diferentes, e Paul sempre foi meu número um. Eu definitivamente comecei a chorar um pouco, o que não é algo que eu faço muito. Vou me lembrar disso para sempre e espero poder vê-lo de novo.”

A inspiração tem dado resultado: Sabrina Carpenter emplacou canções como "Espresso", "Please Please Please" e "Taste", com grandes números nas plataformas de streaming e nos charts musicais. Tudo isso em menos de 10 anos de carreira, o mesmo tempo que os Beatles estiveram na ativa.

+++LEIA MAIS: Por que Sabrina Carpenter escreveu o hit 'Espresso'?

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.