“HUMILHANTE DEMAIS”

A música que Elvis Presley fez seu produtor jurar que nunca lançaria

Canção faz parte da trilha sonora do filme Joe É Muito Vivo e promessa foi cumprida até o falecimento dos dois, quando acabou disponibilizada

Bia Cardoso (@b_carddoso)

Elvis Presley em 1968
Elvis Presley em 1968 - Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images

Elvis Presley teve uma carreira além da música. O artista atuou em uma série de filmes, mas, ao compor a trilha sonora de um em especial, acabou por fazer o produtor da canção prometer que nunca a lançaria por ser “humilhante demais”.

Em 1968, o músico gravou três canções para o longa Joe É Muito Vivo. No livro Careless Love: The Unmaking of Elvis Presley (via CheatSheet), de Peter Guralnick, é revelado que o artista viu no projeto a chance de realizar um “personagem mais adulto”.

Entretanto, uma das músicas acabou por gerar um certo desconforto em Elvis. O artista deveria cantar “Dominick” para um touro — o que lhe desagradou. A letra também não era das melhores, já que dizia “Moo, moo, move your little foot do!” (“Muu, muu, mexa seu pezinho, vai!”, na tradução livre). 

Elvis Presley em 1968
Elvis Presley em 1968 – Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images

 

Por essa combinação de fatores, Elvis não queria que a música visse a luz do dia — mesmo após a sua morte. O produtor Felton Jarvis manteve sua palavra, e “Dominick” nunca foi disponibilizada — até o falecimento de ambos. A música acabou por ser lançada no álbum de bootlegs Elvis’ Greatest Shit (1982) e, mais tarde, na compilação Kissin’ Cousins/Clambake/Stay Away, Joe (1984).

Talvez, parte do trauma de Presley em cantar para um animal tenha raízes na sua participação no The Steve Allen Show em 1956. Na ocasião, o artista performou para um cão bassê.

+++ LEIA MAIS: Por que Elvis não é o rei do rock (e quem seria o legítimo rei), segundo Liam Gallagher
+++ LEIA MAIS: A melhor música de Elvis Presley na opinião de David Gilmour
+++ LEIA MAIS: Priscilla Presley explica o que a fez deixar de ser conhecida apenas como esposa de Elvis

Bia Cardoso é estudante de jornalismo da FAAP, fã de rock e metal. Escreve sobre música desde 2022, além de trabalhar com redes sociais e ter sido host de podcast. Foi colaboradora do veículo Wikimetal e atualmente escreve para a Rolling Stone Brasil. Instagram: @b_carddoso.
TAGS: elvis, Elvis Presley