Tirou o chapéu

A opinião sem filtro de Sammy Hagar sobre a aposentadoria do Aerosmith: "perda do c*ralho"

Ex-vocalista do Van Halen lamentou decisão, mas elogiou opção de Steven Tyler e disse que fará o mesmo quando no dia em que não puder mais cantar

Rodrigo Tammaro

Publicado em 05/08/2024, às 18h01
Sammy Hagar elogia decisão de Steven Tyler (Imagem: Scott Legato/Getty Images e Jesse Grant/Getty Images)
Sammy Hagar elogia decisão de Steven Tyler (Imagem: Scott Legato/Getty Images e Jesse Grant/Getty Images)

Em turnê pelos Estados Unidos, Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen, aproveitou um dos shows para comentar a aposentadoria de Steven Tyler, do Aerosmith (via Mundo Metal).

Ao lado de uma banda de peso formada pelo baixista Michael Anthony (ex-Van Halen), o guitarrista Joe Satriani e o baterista Jason Bonham, Hagar faz um show em tributo a Eddie Van Halen, morto em 2020.

Eles se apresentavam no Pine Knob Music Theatre, em Michigan. Na volta para o palco após o bis, o vocalista comentou a situação com Steven Tyler:

Tivemos uma notícia maluca hoje. Chegamos aqui esta tarde e estávamos todos sentados nos bastidores e um amigo nosso que trabalha para a Aerosmith chegou e disse: ‘é, o Aerosmith anunciou sua aposentadoria hoje. Eles pararam. Eles saíram de cena’. Deus os abençoe. É uma coisa horrível. É uma notícia horrível. Que grande perda do c*ralho.

O ex-vocalista do Van Halen também rasgou elogios ao Aerosmith:

Resumindo a história, nós amamos esses caras. Nós todos crescemos com esses caras. Eles foram nossos concorrentes com o Van Halen por 10 anos. Você sabe o que eu estou dizendo? Algo como, ‘f*da-se esses caras’? Não, não, nós realmente gostamos deles. É que estamos bravos com eles por eles pararem.

Apesar dos lamentos, Sammy Hagar elogiou a aposentadoria de Steven Tyler:

É uma coisa triste, mas, honestamente, tiro o meu chapéu para um dos maiores cantores de Rock And Roll de todos os tempos, o Sr. Steven Tyler, por dizer: ‘não consigo mais cantar. Desisto’. P*rra, sim. Escute, isso é honroso. Isso é honroso pra c*ralho. No dia em que eu não puder mais cantar, farei a mesma coisa. E é isso que muitos outros filhos da p*ta deveriam ter feito há muito tempo.”

Sammy Hagar também aproveitou o momento para relembrar o dia em que abriu um show do Aerosmith, em 1974. Na época, ele estava na banda Montrose e a história terminou com uma coincidência: 

Nós não sabíamos quem eles eram, e eles lotaram a Cobo Arena. Eu fiquei pensando: ‘quem diabos são esses caras?’. Então, nós fizemos nosso show, fizemos um bis, e tocamos ‘Helter Skelter’, dos Beatles. E o Aerosmith entrou no palco depois e eles abriram com ‘Helter Skelter’. Steven Tyler e eu somos amigos desde então”.

Por fim, como em 1974, Hagar apresentou "Helter Skelter", mas desta vez em homenagem ao Aerosmith.

Aerosmith anuncia aposentadoria

A banda de rock Aerosmith anunciou na última sexta-feira (2) que está se aposentando definitivamente dos palcos. A decisão veio após os problemas vocais enfrentados pelo vocalista Steven Tyler, de 76 anos. Em comunicado oficial, o grupo confirmou que uma “recuperação completa” da lesão do artista já não é mais possível.

A voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses incansavelmente trabalhando para que sua voz voltasse ao estado de antes da lesão. Vimos ele se esforçando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado. Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Nós tomamos uma decisão difícil e de partir o coração, mas necessária — como uma banda de irmãos — de nos aposentarmos dos palcos", declarou a banda em suas redes sociais.

Em maio do ano passado, a banda havia anunciado a turnê de despedida Peace Out. Em setembro de 2023, após apenas três shows da tour, o Aerosmith cancelou as datas seguintes porque Steven Tyler sofreu uma lesão nas cordas vocais. Na época, o grupo afirmou que a lesão era grave e que, além de ter lesionado as cordas vocais, Tyler havia fraturado a laringe. A turnê Peace Out deveria ser retomada em 20 de setembro.

O Aerosmith começou sua trajetória em Boston, no final de 1970. Vencedora de quatro Grammys. A última passagem do grupo pelo Brasil ocorreu em 2017, quando se apresentaram no Rock in Rio.