Alexis Mardas, engenheiro que era bem próximo da banda, viu de perto como os músicos lidaram — e sofreram — com o sucesso
Publicado em 29/10/2024, às 08h00
Durante a chamada Beatlemania, nome dado ao período em que os Beatles realizaram shows já enquanto fenômeno de popularidade — entre 1963 e 1966 —, os Beatles vivenciaram fama praticamente inédita na música. O Fab Four arrastava verdadeiras multidões de fãs em êxtase por onde passava. No entanto, tamanho sucesso alcançado por seus integrantes também trouxe alguns aspectos negativos.
Quem testemunhou isso de perto foi o engenheiro grego Alexis Mardas — também conhecido como Magic Alex —, que era bastante próximo da banda. Em entrevista para o livro All You Need Is Love: The Beatles in Their Own Words, escrito por Peter Brown e Steven Gaines (via CheatSheet), ele citou qual parte da fama mais chateava e incomodava a banda, além de mencionar o músico mais afetado pela questão.
Mardas disse:
Chegou a um ponto no qual os Beatles desejavam ter privacidade. Ringo (Starr) chegou a dizer, na época, que daria tudo em sua vida para ir a um pub, o que é uma tradição na Inglaterra, para tomar uma cerveja. Ele não podia. Então, ele teve de construir um pub em sua casa. Mas não era a mesma coisa porque ele sentia falta de um pub de verdade.”
O engenheiro chegou a dizer que em determinado momento, notou a banda em estado de depressão por conta dessa consequência da fama. Ele afirmou:
Isso os deixou muito tristes. Quero dizer, eles tinham tudo de um lado, mas do outro ponto de vista, eles perderam completamente a liberdade. Para mim, essa é a razão de eles terem abandonado os palcos. Eles não desejavam essa publicidade.”
De fato, sabemos que os Beatles deixaram de sair em turnês a partir de 1966 — também por conta de suas músicas estarem cada vez mais complexas, da logística de turnês ser complicada e pela qualidade dos equipamentos da época afetar suas performances ao vivo. No entanto, Magic Alex acredita que a decisão também trouxe outra consequência ruim para o grupo.
Eles cometeram um erro. Eles pensaram que se retirar dos palcos, ficar em casa e apenas ir ao estúdio para gravar álbuns faria as pessoas os esquecerem e os deixariam em paz por apenas gravarem. Mas eles continuaram igualmente famosos. Foi um tremendo estresse e uma tensão diária. Quero dizer, eles mal saíam de suas casas porque não podiam aparecer na cidade. Eles tinham de ficar isolados em casa sem amigos, sem nada. Você enlouquece dessa forma por ter tudo, mas não poder usufruir nada.”
Yannis Alexis Mardas viu sua vida mudar em 1965, após decidir se mudar para Londres com o intuito de estudar. Não demorou muito para conhecer Brian Jones, dos Rolling Stones, que o apresentou a John Lennon pouco tempo depois.
O músico se impressionou com uma invenção de Mardas e os dois logo se tornaram próximos - o Beatle foi o responsável a dar ao engenheiro o apelido de Magic Alex. A partir daí, também conheceu os demais integrantes do grupo.
Os Beatles gostaram tanto de Mardas que ele foi um dos primeiros empregados da Apple Corps, empresa criada pela banda, e tinha seu próprio laboratório na empresa. Além disso, chegou a acompanhar o Fab Four durante a famosa passagem dos músicos para estudar meditação transcendental na Índia.
+++LEIA MAIS: O grande arrependimento que Ringo Starr tem com relação aos Beatles
+++LEIA MAIS: Yoko Ono reage a ódio de fãs de John Lennon e afirma: 'Conheço e amo vocês'
Colaborou: Augusto Ikeda.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.