Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / REGISTROS PÓSTUMOS

A quantidade impressionante de material inédito deixado por Eddie Van Halen

Guitarrista falecido em 2020 tinha forte produção criativa ao lado do irmão, o baterista Alex Van Halen

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 18/11/2024, às 19h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eddie Van Halen (Foto: Paul Natkin/Getty Images)
Eddie Van Halen (Foto: Paul Natkin/Getty Images)

O último álbum de estúdio do Van Halen, A Different Kind of Truth, saiu em 2012. Nos anos seguintes, a banda até contemplou a ideia de gravar um disco, mas o guitarrista Eddie Van Halen começou a lidar com problemas de saúde. Em 2020, ele faleceu, aos 65 anos, vitimado por um câncer.

Fato é que Eddie e seu irmão, o baterista Alex Van Halen, nunca deixaram de criar juntos. E há tanto material composto pelo saudoso guitarrista que o volume chega a assustar.

Em entrevista ao Talk is Jericho (via Blabbermouth), Alex compartilhou mais detalhes a respeito do acervo musical deixado pelo irmão. Inicialmente, ele contou que não tem planos concretos de lançar esses registros, mas não se opõe à ideia — tanto que disponibilizou a instrumental “Unfinished” como forma de promover seu livro de memórias, Brothers.

Vamos passar pelo ‘cofre’ e por algumas das ideias musicais que estavam lá. De um lado do espectro está o fato de que pequenos trechos não fazem uma música. No outro extremo do espectro, alguns desses trechos são tão incrivelmente poderosos que é uma pena que eles tenham acabado no fundo do cofre, em vez de serem gravados oficialmente.”

De acordo com Alex, o Van Halen enquanto banda tinha um funcionamento peculiar: eles não decidiam gravar álbuns, simplesmente acontecia. O material era gravado para que, após isso, os envolvidos avaliassem se seria lançado ou não. Todavia, sem Eddie, o cenário muda.

Agora que Ed se foi, nenhuma dessas coisas é realmente válida porque tudo que eu tenho, e Wolf [filho de Eddie e baixista da formação final do Van Halen] tem, são as gravações no cofre. E elas ficarão lá até descobrirmos como, por que e o que fazer com elas. Tem que ser no nível em que Ed e eu costumávamos tocar.”

Surgiu, então, a revelação de que existe o equivalente a três ou quatro álbuns inteiros de música deixados pelo guitarrista. O baterista pontua:

Eddie e Alex Van Halen (Foto: Koh Hasebe/Shinko Music/Getty Images)

Temos provavelmente três ou quatro discos, se não mais. Estou falando sério. Havia algumas coisas boas ali, que meio que passam batidas até até você revisitar dizendo: ‘uau, eu esqueci disso, isso é f#da’. Em todo caso, isso leva tempo. E eu quero fazer direito.”

A música final do Van Halen

Ainda durante a entrevista, Alex Van Halen comentou um pouco mais a respeito de “Unfinished”. A música foi utilizada na versão em audiobook de Brothers e disponibilizada separadamente na internet.

Não quero usar a palavra ‘espiritual’, mas há uma conexão com... Ed e eu éramos muito um produto de como nosso pai [o músico Jan Van Halen] via o mundo. Uma de suas músicas favoritas era ‘Unfinished’ de Franz Schubert. Tínhamos essa música que ainda não estava completamente finalizada. Era uma das minhas músicas mais memoráveis ​​que tocava constantemente em casa. Então senti uma espécie de sinal de alguma dimensão diferente: ‘faça isso’. Pode ou não ser real, mas eu acredito nessas coisas, cara. Há muitas coisas neste mundo que não sabemos. Tudo o que você precisa fazer é sentar, desacelerar e ouvir, o que é mais fácil dizer do que fazer. [Risos]”

+++LEIA MAIS: Alex Van Halen compartilha 'última música' que ele escreveu com Eddie; Ouça

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.