Cantor promove seu especial de TV há 50 anos, mas continuidade do projeto estaria em risco; contrato vence em março de 2025
Publicado em 19/12/2024, às 13h06
Como noticiado, o especial de Roberto Carlos para a TV Globo em 2024 buscará celebrar os 50 anos da parceria entre o cantor e a emissora — daí o nome RC 50. Para isso, a promessa é de uma viagem musical completa pela trajetória de mais de seis décadas do artista.
A atração foi gravada no último dia 27 de novembro, no Allianz Parque, em São Paulo. Participaram Zeca Pagodinho, Wanderléa, Chitãozinho & Xororó, Paulo Ricardo, Roberto Frejat, João Barone, Sophie Charlotte, Letícia Colin e Dira Paes. Uma colaboração inédita com o tenor italiano Andrea Bocelli também foi apresentada.
Mas o que vem depois? Sabe-se que o músico não renovou o seu contrato com o canal de TV. O acordo vigente segue até março de 2025 e, de acordo com reportagem de Danilo Casaletti para o jornal O Estado de S. Paulo, ainda não há acerto para estender o vínculo — e o artista pode até mesmo ouvir propostas de outras emissoras e plataformas de streaming.
O motivo foge um pouco do esperado. Fontes ouvidas pela publicação afirmam que o debate não reside em torno de um possível encolhimento nos valores do acordo, mas, sim, nos “formatos engessados” — expressão utilizada pela reportagem — dos quais Roberto, musicalmente ativo mesmo aos 83 anos, estaria querendo se desvencilhar.
Outro ponto de possível discordância está relacionado a algo ocorrido com um artista também veterano da emissora. Segundo o Estadão, Roberto “parece não estar disposto a aceitar condições como a que foi imposta ao ator Antonio Fagundes, que decidiu não renovar com a Globo ao perceber que a emissora iria lhe tirar o direito de não gravar aos finais de semana, dias em que ele se apresenta no teatro”.
Ainda assim, o jornal pontua que a antiga relação entre o cantor e a emissora pesam para a renovação. Procurado pelo veículo de comunicação, o diretor Amauri Soares afirmou que a Globo apresentou um formato considerado “ideal” e que a expectativa é pela renovação.
Em agosto, o jornalista Daniel Castro publicou no site Notícias da TV que, após 2024, o especial seria descontinuado, apesar de uma manutenção do vínculo contratual. A declaração de Soares parece ir contra esta apuração.
Desde 1974, o especial de Roberto Carlos é produzido anualmente pela TV Globo. A atração televisiva consiste em um show do cantor para exibição na emissora nos últimos dias de dezembro. Normalmente há participações de outros ícones da música, estrelas em ascensão e até mesmo atores e atrizes. Nomes como Erasmo Carlos, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Alcione, Tim Maia, Chico Buarque, Xuxa Meneghel, Lulu Santos, Isis Valverde, Rita Lee e Claudia Raia foram alguns dos convidados de edições passadas.
Desde a estreia, o programa só deixou de ser produzido duas vezes. A primeira ocasião se deu em 1999, quando houve piora no quadro de saúde da então esposa de Roberto, Maria Rita. Ela faleceu em 19 de dezembro daquele ano, aos 38 anos, em decorrência de um câncer. A segunda aconteceu em 2020, em função da pandemia de covid-19. Neste caso, uma reprise de um show do artista em Jerusalém, gravado em 2011, foi exibido.
+++ LEIA MAIS: Roberto Carlos reúne power trio do rock nacional para especial da Globo
+++ LEIA MAIS: Roberto Carlos no Rock in Rio? Criador do festival quer o Rei no lineup
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.