A surpreendente melhor música do Oasis segundo Bono (U2)
Canção destacada pelo vocalista do U2 está em lista de composições que ele gostaria de ter assinado: "amo a forma como é cantada, a letra, a melodia…"
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 15/04/2025, às 16h01 - Atualizado às 16h01
A maior parte das influências do U2 vem das décadas de 1960 e 1970. Bono, inclusive, já mencionou nomes como Bob DylaneBeatles como referências, enquanto seus colegas destacam bandas punk como The Clash e Sex Pistols. Todavia, um grupo dos anos 1990 que o vocalista admira de verdade: o Oasis.
Grande amigo do guitarrista Noel Gallagher, Bono já mencionou, em mais de uma ocasião, uma música da banda inglesa como sua predileta de todos os tempos. E nada de “Wonderwall” ou “Don't Look Back in Anger”: trata-se de “Live Forever”, um dos primeiros hits dos irmãos Gallagher e terceiro single do álbum de estreia deles, Definitely Maybe (1994).
Em 2006, o astro irlandês foi convidado pela revista Q (via site Igor Miranda) a revelar as seis músicas que gostaria de ter composto. Ele destacou:
- “Brownsville Girl” (Bob Dylan & Sam Shepherd);
- “Unfinished Sympathy” (Massive Attack);
- “The Last Song I’ll Ever Sing” (Gavin Friday);
- “Lucky Man” (The Verve);
- “Almighty Love” (Emm Gryner);
- “Live Forever” (Oasis).

Sobre a última mencionada, ele afirmou:
“‘Live Forever’ fala sobre estar em uma banda. Somos nós contra o mundo, não eu sozinho. Amo a forma como é cantada, a letra, a melodia… Enfim, ela como um todo. Hoje sinto que não preciso mais ‘viver para sempre’ (‘live forever’).”
Carta aberta de Bono ao Oasis
Em 2020, Bono publicou uma carta aberta aos integrantes do Oasis (via Far Out). O cantor do U2 voltou a exaltar “Live Forever”. Ele disse:
“Não sei do que se trata essa música... não quero saber. Eu sei que vocês criaram essa música, mas ela pertence a mim. Bem, na verdade não pertence, ela pertence a nós... ou a qualquer pessoa que já esteve em uma banda. Porque não importa o que você diga, essa música é sobre estar em uma banda. E somos nós contra o mundo… um sentimento muito diferente do meu contra o mundo. A última gangue da cidade contra o homem solitário.”
A opinião dos irmãos Gallagher sobre o U2
Os irmãos e líderes do Oasis, Liam (voz) e Noel Gallagher (guitarra), são notórios por praticamente não concordarem com nada. Não à toa, acabaram com a banda — agora reunida — em pé de guerra.

Como era de se esperar, eles têm opiniões diversas sobre o U2. Noel, por exemplo, é grande fã e chegou a excursionar com o grupo como atração de abertura, já em carreira solo. Em 2017, à Radio X, ele declarou:
“Muita gente os detona. Nos Estados Unidos, eles são uma das grandes bandas de todos os tempos. Mas na Inglaterra, eles recebem muitas críticas, o que é ridículo quando você pensa na quantidade de discos que vendem. [...] Desisti de tentar defender o U2 agora. Eu fico tipo: se você os entende, ótimo; se não, simplesmente você será um pouco mais tolo.”
Por sua vez, Liam Gallagher afirmou ao Loudwireem 2022 que sequer considera o U2 uma banda de rock. Para ele, inclusive, o estilo musical é “uma forma de arte em extinção”.
“Eles se passam por uma banda de rock ‘n’ roll, mas que p#rra é essa? Qual é, cara… eu nunca vi a p#rra do Bono ou qualquer um deles fazer algo remotamente rock ‘n’ roll.”
+++ LEIA MAIS: A curiosa guitarra que salvou o grande hit do U2
+++ LEIA MAIS: O dia em que Robbie Williams ficou chapado de cogumelo na casa de Bono
+++ LEIA MAIS: A única música realmente rock ‘n’ roll do U2, segundo The Edge
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram