Líder do Megadeth se tornou notório por fazer críticas à sua ex-banda, mas discurso parece ter se aliviado nos últimos tempos
A rixa de Dave Mustaine com o Metallica durou décadas. Atualmente, por mais que vez ou outra faça alguma provocação mais leve, o vocalista e guitarrista do Megadeth tem aliviado bastante o discurso com relação a seus ex-colegas, que lhe expulsaram da banda em 1983.
Isso conta também para Kirk Hammett, guitarrista que o substituiu no grupo a partir de então. Em um momento relativamente raro de mea culpa, Mustaine admitiu em entrevista à Guitar World que passou do ponto nos deboches a Hammett, que nunca fez nada diretamente a ele e apenas ocupou sua vaga após convite dos remanescentes: James Hetfield (voz e guitarra), Lars Ulrich (bateria) e o saudoso Cliff Burton (baixo).
“Eu sempre tirei sarro de Kirk. E injustamente, pois ele nunca fez nada comigo. Sempre que eu me sentia perseguido ou desprezado por James ou Lars, era muito fácil escolher Kirk para implicar.”
Ainda em sua declaração, Dave revelou o que mais faz respeitar seu colega de instrumento: o fato de nenhum de seus solos originais terem sido alterados nas gravações do álbum Kill ‘Em All. Lançado também em 1983, o disco traz músicas compostas ainda com Mustaine na banda, mas Hammett teve o cuidado de preservar os solos criados por seu antecessor.
“A verdade é que Kirk me honrou ao tentar tocar meus solos nas primeiras músicas do jeito que ele fez. Acho que algumas pessoas feito do jeito delas. Então, achei honroso que Kirk pegou meus solos e fez o possível para tocá-los como eu fiz.”
Ainda durante a entrevista, Dave Mustaine foi convidado a responder se chegou a ouvir o álbum mais recente do Metallica, 72 Seasons. O líder do Megadeth disse que não, mas aproveitou a ocasião para fazer elogios de forma geral a Kirk Hammett, muitas vezes criticado - inclusive por seu trabalho no disco atual.
“Quanto aos seus novos solos no novo álbum do Metallica, eu não os ouvi, então não posso comentar. Mas vou dizer que acho triste o quão rápido as pessoas ficam contra as outras. No passado, Kirk ganhou todos os concursos de guitarra do mundo e não acho que ele tenha melhorado ou piorado como músico. Ele sempre foi muito bom. Kirk tocava bem quando estava no Exodus. E ele tem sido constante o tempo todo em que esteve no Metallica.”
Mesmo com sua expulsão do Metallica em 1983, Dave Mustaine seguiu com sua carreira. Motivado pela vingança, decidiu que iria montar uma banda ainda mais pesada que a sua anterior. Assim nasceu o Megadeth, comandado por ele desde então. The Sick, the Dying... and the Dead!, álbum mais recente, saiu em 2022. A expectativa é que o grupo, hoje com o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro na formação, retorne à América do Sul para shows entre este ano e o próximo.