A surpreendente reação de Milton Nascimento a descaso do Grammy
Músico brasileiro não foi convidado para se juntar aos artistas principais na cerimônia, diferentemente de sua parceira de álbum, Esperanza Spalding
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 25/03/2025, às 11h30
Uma polêmica envolvendo um dos músicos brasileiros mais importantes da história marcou a última edição do Grammy, realizada em fevereiro último na cidade americana de Los Angeles. Milton Nascimento, que concorria a um prêmio, não recebeu uma cadeira para se sentar no espaço destinado aos artistas principais — diferentemente da americana Esperanza Spalding, que gravou com ele o disco presente na disputa.
Incomodada com a situação, Esperanza fez questão de se manifestar a favor do ícone brasileiro. Em publicação de grande alcance nas redes sociais, a artista lamentou que a organização do evento não tenha permitido a entrada de Milton na área principal.
Posteriormente, a assessoria do cantor revelou que ele teve acesso somente à arquibancada onde o evento aconteceu. Por isso, ele optou por não comparecer à cerimônia principal, somente no evento anterior, onde se distribuem os prêmios da maior parte das categorias, e no tapete vermelho.
Mas como Bituca se sentiu? Em entrevista a Felipe Branco Cruz para a revista Veja, por e-mail, o ídolo da música brasileira revelou sua reação ao apoio da comunidade musical. Inicialmente, ele disse:
“Olha, fiquei muito feliz por ter sido defendido pela Esperanza e por todo o carinho e amor que recebi de tanta gente. Durante toda a minha vida, fui guiado pelas amizades e pela música.”
Para a voz de “Maria, Maria”, “Canção da América” e tantos outros clássicos, ficam na memória os momentos bons de sua visita aos Estados Unidos. Uma postura surpreendente diante de tamanho descaso da Recording Academy. Ele afirmou:
“Na minha viagem aos Estados Unidos, encontrei diversos amigos, cantei, revisitei lugares e me diverti. Sinceramente, é apenas isso que realmente importa na minha vida.”

O documentário de Milton Nascimento
Recentemente, Milton Nascimento se tornou tema de documentário. Milton Bituca Nascimento acompanha os bastidores da turnê de despedida do cantor. Dirigido por Flavia Moraes com direção musical de Victor Pozas, o filme chegou aos cinemas no último mês de fevereiro.
Na produção, o público pode observar a intimidade de Bituca e seguir o artista nos shows pela Europa, Estados Unidos e Brasil. Enquanto isso, relatos de nomes como Spike Lee, Caetano Veloso, Pat Metheny e Gilberto Gil ajudam a explicar o que ele representa para a música brasileira e mundial.
+++ LEIA MAIS: Documentário sobre Milton Nascimento é tentativa de 'explicar o inexplicável'
+++ LEIA MAIS: O hábito nostálgico que Milton Nascimento adquiriu na aposentadoria
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram