NOTÍCIA

A triste atualização sobre a saúde de Julio Iglesias

Cantor de 81 anos adotou postura reclusa nos últimos anos e, segundo jornalista citado como amigo próximo, há uma explicação

Redação

Julio Iglesias em 2019
Julio Iglesias em 2019 - Foto: Paras Griffin / Getty Images

Nos últimos anos, especulações diversas a respeito da saúde de Julio Iglesias surgiram nas redes sociais. Agora sabe-se que o cantor de 81 anos, que adota postura reclusa há um bom tempo, foi diagnosticado com osteoblastoma, tumor benigno raro responsável por afetar sua coluna vertebral.

A informação foi compartilhada pelo jornalista Carlos Herrera, amigo de Iglesias, no programa de rádio Poniendo Las Calles (via O Globo). O artista espanhol está, segundo o comunicador, “bem”. Todavia, sofre de “muitas deficiências” causadas pela doença, não pelo grave acidente de carro que sofreu aos 20 anos de idade e o deixou semiparalisado por um ano e meio.

“Ele está bem, mas não é o acidente. O problema está na coluna e isso fez com que ela tivesse muitas deficiências”, explicou Herrera, citando um “desgaste progressivo” sofrido pelo artista espanhol. Com a idade avançada, a situação se agravou, de acordo com o jornalista.

Carlos Herrera diz que o próprio Julio Iglesias se define como “ótimo da cintura para cima”. “Da cintura para baixo ele tem 500 anos”, reforça o comunicador, que concluiu: o cantor tem progredido na recuperação.

Rumores anteriores que Julio Iglesias desmentiu

Embora não tenha se manifestado sobre as informações compartilhadas por Carlos Herrera, Julio Iglesias já recorreu às redes para desmentir boatos a respeito de sua saúde. O cantor disse, em maio de 2023, que estava “muito preocupado com tudo o que é causado por ter escolhido um tempinho sozinho”. Ele explicou:

“De forma rude com aqueles que lançaram dúvidas sobre minha saúde, eu diria que estou tendo um transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), mas para as pessoas que realmente me amaram por tantos anos, eu gostaria de dizer que nunca tive uma mente mais clara, escrevendo minhas memórias, e agradeço de todo o coração por seu amor contínuo. Não acredito em tanta especulação porque não quero dar entrevistas agora. Li novamente em todos os lugares que estou em uma cadeira de rodas, com a mente perdida e que nem lembro mais das minhas músicas.”

Quase um ano e meio depois, em outubro de 2024, o artista espanhol voltou às redes para negar que estaria se aposentando. Novamente, refutou problemas de saúde específicos.

“Nos últimos anos, me mataram várias vezes. Disseram que tenho Alzheimer, disseram tudo, e hoje foram além. Um jornalista, não sei onde, diz que um amigo lhe disse que não posso e não quero mais cantar. […] No dia em que me aposentar, anunciarei pessoalmente com pesar, mas com dignidade.”

Os últimos shows de Julio Iglesias aconteceram em 2019. O artista é considerado o nome de maior sucesso da música latina em todos os tempos, com mais de 200 milhões de discos vendidos e fortuna estimada em US$ 5 bilhões, segundo o livro Riquíssimos, escrito pelo jornalista Jesus Salgado.

TAGS: Julio Iglesias