Composição surgiu de sessão em estúdio quase toda descartada, mas concluída com facilidade, embora não seja comum para os padrões da banda
Publicado em 02/12/2024, às 08h00
Há quem não considere o U2 um exemplo apropriado de uma banda de rock. Curiosamente, isso não parece ir contra a visão dos próprios músicos.
O grupo irlandês é conhecido pelas letras e sonoridade introspectivas e capacidade de reinvenção quase inesgotável. Nada de riffs pesados ou linhas cavalares de bateria, elementos bastante associados ao gênero musical.
The Edge vai além. O guitarrista acredita que o U2 só criou uma música verdadeiramente rock and roll até hoje: “All Because of You”.
A canção surgiu durante sessões de composição que a banda realizou em Mônaco para o álbum How to Dismantle an Atomic Bomb (2004). Na ocasião, a maioria das ideias foi rejeitada para o trabalho final.
Sobre a faixa, o músico disse (via Songfacts):
O riff de ‘All Because of You’ veio das hoje lendárias sessões de Mônaco. Nós só queríamos fazer dela um pedaço de rock and roll ótimo e atrevido do século 21. É provavelmente a única música realmente rock and roll que já compusemos.”
Em entrevista de 2004 para a Q Magazine, Adam Clayton ressaltou que a ideia para “All Because of You” surgiu de forma incomum para os padrões da banda. O artista ainda citou que normalmente os irlandeses têm dificuldades com canções mais pesadas.
Muitas vezes, quando temos algo que é um rock direto, a música nunca vai a lugar nenhum – nós só continuamos mexendo. Mas essa nós fizemos em um ou dois takes.”
Presença constante nos repertórios da turnê “Vertigo”, “All Because of You” era introduzida pelo vocalista Bono como uma “declaração de amor ao The Who”, devido à óbvia influência dos ingleses nessa composição. Também foi resgatada para a turnê “Experience + Innocence Tour”, em 2018.
O single ainda ganhou um videoclipe, onde o quarteto toca a música enquanto circula por Nova York em um caminhão. A surpresa fez com que muitas pessoas saíssem nas janelas dos prédios e seguissem o veículo no trajeto entre Manhattan e o Brooklyn, onde realizaram um pequeno show gratuito.
Como mencionado, o U2 é bastante lembrado pela capacidade de reinvenção e as diferentes abordagens de seus álbuns. Conforme relatado por Bono na biografia U2 by U2, de Neil McCormick, a letra de “All Because of You” lida diretamente com a ideia de recomeçar sob nova identidade artística. O vocalista explicou:
Uma das coisas que sustenta nosso trabalho é a ideia de que você pode começar de novo e que você pode se reinventar, mas também de que você pode voltar ao começo, que você pode ficar livre dos erros que cometeu. Então em ‘All Because of You’ há um trecho: ‘I'm alive, I'm being born, I've just arrived, I'm at the door of the place I started out from and I want back inside’ (‘eu estou vivo, eu estou nascendo, eu acabei de chegar, eu estou na porta do lugar de onde eu comecei e eu quero voltar para dentro’).”
“All Because of You” foi o quarto single de How to Dismantle an Atomic Bomb (2004) no geral e o segundo do álbum nos Estados Unidos, sucedendo “Vertigo”. Além dos bons resultados nas paradas da Europa, alcançou o primeiro lugar no Canadá (Rock Top 30) e Estados Unidos (nos charts alternativo e Bubbling Under Hot 100 Singles).
+++LEIA MAIS: Folk sci-fi? Copacabana? Os próximos passos do U2, segundo The Edge
Colaborou: André Luiz Fernandes.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.