Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

A única vez em que Kurt Cobain dividiu o palco com Courtney Love

Apesar de casamento ter durado pouco mais de dois anos, frontman do Nirvana e líder do Hole só se apresentaram juntos em uma ocasião - e há gravação disso

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 10/02/2023, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coutney Love e Kurt Cobain (Foto: Terry McGinnis/WireImage)
Coutney Love e Kurt Cobain (Foto: Terry McGinnis/WireImage)

Embora tenham sido casados por pouco mais de dois anos,Kurt Cobain e Courtney Love só se apresentaram juntos por uma vez. A apresentação que reuniu o frontman do Nirvana e a líder doHole foi gravada em áudio e se deu de modo bastante informal.

Como era de se esperar, um show como este só poderia ter acontecido sob uma circunstância especial. A aparição ocorreu durante um evento beneficente, chamado Rock Against Rape (em tradução livre, “Rock Contra o Estupro”).

+++LEIA MAIS: 'Vocês precisam superar,' diz Courtney Love sobre reunião do Hole

O Club Lingerie, em Hollywood, Estados Unidos, foi o local da performance, realizada em 8 de setembro de 1993. Antes, a casa já havia recebido apresentações de Rage Against the Machine, Love e Tool; futuramente, teria shows de Sublime, Korn, Weezer e Red Hot Chili Peppers antes de fechar as portas em 1995.

Cobain e Love não haviam sido anunciados como parte da programação do evento, que contava teria shows de 7 Year Bitch, Johnette Napolitano (Concrete Blonde) e Exene Cervenka (X). O casal simplesmente decidiu subir ao palco de surpresa e oferecer um momento histórico às poucas centenas de pessoas presentes na modesta casa noturna.

+++ LEIA MAIS: Courtney Love revela que Johnny Depp a salvou após overdose

O show que reuniu Kurt Cobain e Courtney Love

Por ter sido uma ocasião sem tanto ensaio, Kurt Cobain e Courtney Love fizeram apenas um curto set em formato acústico. Na verdade, começou com a própria Courtney, que tocou sozinha duas músicas do Hole: “Doll Parts” e “Miss World”, que seriam disponibilizadas futuramente no segundo álbum da banda, Live Through This (1994).

O líder do Nirvana subiu ao palco em seguida sob a seguinte apresentação por parte da esposa: “este é o meu marido Yoko”, em referência a Yoko Ono, viúva de John Lennon. Love ainda chegou a pedir que o público acompanhasse a performance de forma bastante atenta, pois seria “a primeira e a última vez” que aquilo aconteceria.

+++ LEIA MAIS: Nirvana: Quanto dinheiro Courtney Love perdeu da herança de Kurt Cobain?

Com o casal reunido, outras duas músicas foram apresentadas. Uma delas, “Pennyroyal Tea”, seria lançada alguns dias depois como parte de In Utero (1993), terceiro e último disco de estúdio do Nirvana. A canção derradeira foi “Where Did You Sleep Last Night?”, original do Leadbelly, mas muito conhecida pela versão que a banda de Kurt registrou durante o show no quadro MTV Unplugged, no fim daquele ano.

De fato, nunca mais foi possível assistir aos dois juntos no mesmo palco. Kurt Cobain morreu em 5 de abril de 1994, aos 27 anos de idade. Fora a apresentação no Club Lingerie, o máximo que se pôde ter foram backing vocals gravados por Cobain em Live Through This, do Hole - há quem diga que ele tenha composto músicas para o disco, mas essa informação nunca foi confirmada por nenhuma parte envolvida.

+++ LEIA MAIS: Kurt Cobain e Lana Del Rey são os únicos 'gênios da música,' diz Courtney Love

Ouça a gravação do show a seguir.

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.