'EU PROMETO'

A$AP Rocky afirma que jovens não querem mais ser rappers: ‘Todos querem ser YouTubers’

Rapper dá opinião polêmica sobre o estado do hip-hop e afirma que jovens preferem ser streamers ao invés de artistas musicais

Kadu Soares (@soareskaa)

A$AP Rocky
Foto: Kevin Mazur/MG25/Getty Images para The Met Museum/Vogue

A$AP Rocky causou polêmica ao afirmar que a nova geração não tem mais interesse em seguir carreira no rap, preferindo se tornar streamers e YouTubers. A declaração foi feita durante uma entrevista à Associated Press, quando o rapper falava sobre sua atuação no filme Highest 2 Lowest (2025) ao lado de Denzel Washington.

“As crianças não querem mais ser rappers”, declarou Rocky. “Eles não querem ser jogadores. Eles querem ser streamers. É basicamente outra palavra para ‘YouTuber’. Todos eles querem ser YouTubers, eu prometo”. A afirmação surpreendeu Denzel Washington, que estava sentado ao lado do rapper durante a conversa e questionou como esses jovens planejam ganhar dinheiro. A resposta de Rocky foi ainda mais contundente: “Eles ganham todo o dinheiro agora”, corrigiu o artista, afirmando que os artistas tradicionais estão se tornando “obsoletos”.

O rapper de Harlem não poupou palavras ao descrever o que considera uma mudança drástica no consumo de entretenimento. “Ninguém está assistindo. Ninguém se importa”, continuou Rocky. “Eles preferem assistir um jovem de 18 anos com milhões de visualizações abrindo um pacote de batatas fritas e dizendo como é bom. Esses caras são os novos rappers”. Confira o momento:

Esta não é a primeira vez que A$AP Rocky compartilha visões críticas sobre o rap contemporâneo. Em uma conversa anterior com Jerrod Carmichael para a revista Interview, o rapper alegou que o hip hop está preso em um “espaço adolescente” desde o surgimento de Soulja Boy no final dos anos 2000. “Antes, todo mundo parecia ter 35 anos ou mais. Quando Lil Wayne, Jay-Z, T.I., Jeezy e Ross estavam em alta, os rappers pareciam velhos. Tipo, tínhamos o Lil’ Bow Wow e era isso. Tudo mudou com a internet e o autolançamento. Agora, o rap está preso neste espaço fanfarrão e adolescente. Não é tão maduro”, explicou o artista.

Apesar das declarações pessimistas sobre o estado do rap, A$AP Rocky está prestes a lançar seu tão aguardado quarto álbum de estúdio, DON’T BE DUMB, no próximo dia 16. O projeto marca o retorno do rapper após oito anos desde TESTING (2018) e vem cercado de expectativas. A capa do álbum foi criada em colaboração com o cineasta Tim Burton, que também dirigiu um curta-metragem relacionado ao projeto. Rocky descreveu o trabalho como uma “obra-prima” nas redes sociais, agradecendo a todos os criativos e músicos envolvidos na produção.

+++LEIA MAIS: J. Cole teria regravado um álbum inteiro por causa da briga entre Drake e Kendrick Lamar

+++LEIA MAIS: O álbum do qual Pusha T mais se orgulha de ter feito

Kadu Soares é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: a$ap rocky, asap rocky