BRIGA

A$AP Rocky ataca Drake em entrevista: ‘Eu simplesmente detesto o rumo que isso está tomando e todo esse drama’

O rapper criticou Drake por ter levado a disputa contra Kendrick Lamar para a Justiça ao processar a UMG

Kadu Soares (@soareskaa)

A$AP Rocky
A$AP Rocky critica Drake por levar briga com Kendrick Lamar aos tribunais, alegando que processos judiciais são prejudiciais à essência do hip-hop (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images)

A$AP Rocky criticou Drake por processar a Universal Music Group em meio à sua rivalidade com Kendrick Lamar. Rocky chamou o processo de exagero e disse que transformar uma briga musical em ação judicial é perigoso para o hip-hop.

Na época, ambos trocaram alfinetadas, Rocky com “Show of Hands”, seguido pela resposta do canadense em “Family Matters”, mas ambos pararm por ai. O conflito cresceu quando Drake acusou a gravadora de promover e impulsionar a diss “Not Like Us”, de Kendrick Lamar, alegando que ela contém alegações sérias contra ele. A ação, protocolada em Manhattan, busca indenização por danos morais e reputacionais.

Em entrevista à Elle Magazine, A$AP Rocky disse preferir que disputas entre artistas se mantenham na música, não nas cortes:

“A batalha era entre Kendrick e Drake, não entre Drake e todos os outros que possam ter dito algo naquele momento, e é principalmente por isso que eu recuei. Eu simplesmente detesto o rumo que isso está tomando e todo esse drama. Que parte do jogo é essa? Que tipo de m*rda é essa? Isso não é da minha conta, eu acho.”

Por outro lado, a Universal Music Group respondeu às alegações do processo definindo partes dele como “ilógicas” e pedindo a sua defesa nos tribunais. A gravadora tem argumentado que a circulação da faixa segue práticas editoriais e comerciais comuns. Empresas do setor e veículos jurídicos já sinalizaram que o caso pode ser complexo e arrastar-se por meses.

A ação de Drake contra a UMG pode abrir precedente sobre como gravadoras promovem (ou deixam de controlar) conteúdos que viralizam. Se o tribunal entender que a gravadora teve papel ativo em promoção de material difamatório, contratos e práticas de marketing poderão ser revistos.

Para o hip-hop, a judicialização das brigas pode desestimular batalhas líricas e turnos ácidos no estúdio. A$AP Rocky e outros artistas publicamente têm defendido que o conflito mantenha-se na arte, por meio de diss tracks, respostas e shows, e não vire cenário de processos civis. Resta acompanhar como juízes e advogados vão pesar direito à expressão versus danos alegados.

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: a$ap rocky, Drake