ELETROCUTADO

O choque em pleno show que quase matou Ace Frehley nos anos 70

Experiência inspirou guitarrista do Kiss a compor ‘Shock Me’, que veio a se tornar um dos clássicos da trajetória da banda

Pedro Hollanda

Ace Frehley, guitarrista do Kiss, em 1976 (Foto: Tom Hill / WireImage)
Ace Frehley, guitarrista do Kiss, em 1976 (Foto: Tom Hill / WireImage)

A história do rock é cheia de acidentes nos bastidores. A quantidade de equipamento e energia elétrica correndo num palco cria um alto risco de alguém ser tomar um choque sério. Em uma noite de 1976, foi a vez de Ace Frehley sofrer da sina.

O Kiss estava em Lakeland, cidade na parte central da Flórida, Estados Unidos, para um show no dia 12 de dezembro. Durante a primeira música do set, o guitarrista — que nos deixou em outubro último — esbarrou em um corrimão que não estava aterrado e por isso foi eletrocutado.

Em entrevista ao Music Radar, Frehley relembrou a situação. Ele disse:

“Era para eu ter morrido naquela noite. O fato que fui eletrocutado e não caí pra frente foi um milagre. Deviam ter anjos me empurrando pra trás. Eu estava em cima de quatro caixas Marshall quando tomei o choque. Eu tinha uma Les Paul pesada pendurada no meu pescoço, e meu corpo era pra ter caído pra frente – mas não aconteceu.”

Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, em 1979
Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, em 1979 (Foto: Paul Natkin/Getty Images)

Segundo o guitarrista, ao cair para trás, a equipe conseguiu pegá-lo, além de tirá-lo da escada eletrificada e arrastá-lo até os bastidores para se poderem prestar primeiros socorros. O mais impressionante dessa história toda é que Frehley ainda voltou para finalizar o show.

Ele se recordou:

“Eu conseguia sentir, sei lá, metade dos meus dedos ao final do show. Foi loucura, cara, mas me rendeu ‘Shock Me’. Então não foi por nada.”

Ace Frehley, Kiss e “Shock Me”

“Shock Me”, canção composta por Ace Frehley inspirada pelo ocorrido, foi lançada como parte do álbum Love Gun (1977). Segundo o vocalista e baixista Gene Simmons, quando o guitarrista apresentou a composição para a banda, ela já estava completamente finalizada, até o arranjo.

A faixa foi a primeira vez dele como vocalista principal e se tornou figura cativa nos shows do Kiss e de sua carreira solo. A música também é conhecida por seu solo de guitarra, eleito pela Guitar World como um dos 50 melhores de todos os tempos em 2021.

+++ LEIA MAIS: Kiss homenageia Ace Frehley no primeiro show após aposentadoria
+++ LEIA MAIS: O grande arrependimento de Gene Simmons em relação a Ace Frehley
+++ LEIA MAIS: Documento confirma causa da morte de Ace Frehley

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: Ace Frehley, kiss