Acervo pessoal de David Bowie ganhará exposição em Londres

Material inclui letras de músicas manuscritas, cartas, partituras, instrumentos e prêmios, assim como os figurinos de Ziggy Stardust de 1972

Redação

Publicado em 24/02/2023, às 14h35
David Bowie no documentário Moonage Daydream (Foto: Reprodução/YouTube)
David Bowie no documentário Moonage Daydream (Foto: Reprodução/YouTube)

Mais de 80 mil itens dos arquivos de David Bowie foram entregues ao Victoria and Albert Museum em Londres, que deve inaugurar em 2025 uma área dedicada ao artista, segundo o jornal britânico The Independent.

A exposição abrangerá seis décadas de carreira e oferecerá acesso inédito "ao processo criativo de um inovador da música, um ícone da cultura", tanto ao grande público como aos pesquisadores, destaca o museu em um comunicado. Os objetos serão exibidos no Centro David Bowie para o Estudo das Artes Cênicas, a ser inaugurado no Queen Elizabeth Olympic Park, em Stratford.

+++ LEIA MAIS: David Bowie: Quais foram últimas palavras do astro antes de morrer?

O material inclui letras de músicas manuscritas, cartas, partituras, instrumentos e prêmios, assim como os figurinos de Ziggy Stardust de 1972, criações para a turnê Aladdin Sane, de 1973, e o casaco Union Jack desenhado por Bowie e Alexander McQueen para a capa do álbum Earthling (1997). Os arquivos do artista, que morreu em 2016, incluem 70 mil fotografias, impressões e negativos.

"As inovações radicais de Bowie através da música, teatro, cinema, moda e estilo (...) continuam tendo uma grande influência no design e na cultura visual e inspiram criadores como Janelle Monáe, Lady Gaga, Tilda Swinton ou Raf Simons", afirmou o diretor do museu, Tristram Hunt.

+++ LEIA MAIS: David Bowie: Disco 'perdido' do cantor será finalmente lançado

A aquisição do arquivo e a criação do centro ocorreram após uma doação de 10 milhões de libras (63,5 milhões de reais na cotação atual) da Blavatnik Family Foundation e do Warner Music Group, e também com a autorização do espólio do artista.