‘Actually Romantic’, de Taylor Swift, é sobre Charli XCX? Uma retrospectiva da amizade entre elas
As artistas saíram de uma turnê juntas para acender rumores de uma possível rixa — aqui está tudo o que aconteceu entre elas
Redação
O novo álbum de Taylor Swift, The Life of a Showgirl, mergulha na teatralidade dos espetáculos públicos e no alto drama, território que ela conhece como ninguém. Ao longo de 12 álbuns, amigos, inimigos, amantes e críticos já ocuparam papéis centrais nas suas canções, mas a nova faixa “Actually Romantic” traz uma protagonista diferente, e os fãs estão obcecados em descobrir quem é.
Muito disso se deve ao fato de que a maioria das pessoas acredita que a faixa seja sobre Charli XCX. As duas artistas orbitaram uma em torno da outra por anos, tendo até dividido o palco na turnê Reputation de Swift. Mas suas estrelas trilharam caminhos diferentes para ambas, convergindo novamente apenas por uma reviravolta do destino. Charli se apaixonou por George Daniel, do The 1975, em 2022, e então, um ano depois, Swift entrou em um relacionamento altamente público e controverso com Matty Healy, também do The 1975. Pela primeira vez em um bom tempo, seus mundos pop colidiram completamente.
Charli parece ter tido sentimentos sobre isso na faixa “Sympathy Is a Knife” do álbum Brat, e Taylor parece ter sentimentos sobre os sentimentos dela em “Actually Romantic”. Veja como chegamos até aqui.
2018: Reputation Tour
Taylor Swift convidou Camila Cabello e Charli XCX para abrirem sua turnê Reputation em 2018, recebendo ambas no palco todas as noites para uma versão de “Shake It Off”. Charli acompanhou a turnê inteira, inclusive nas datas da Austrália e Nova Zelândia que fecharam a temporada.
Um ano depois, Charli virou manchete por causa de uma entrevista em que falou sobre ter aberto para Swift. “Sou muito grata por ela ter me convidado para aquela turnê”, disse à Pitchfork. “Mas como artista, meio que senti como se estivesse subindo no palco e acenando para crianças de 5 anos. Fiz isso tanto que acabou consolidando meu status de azarão, o que hoje até curto”.
Charli depois esclareceu que sentiu que a frase tinha sido tirada de contexto, acrescentando no Twitter na época: “Eu vinha fazendo uma [tonelada] de shows em clubes 18+ e então estar no palco na frente de todas as idades era novo para mim e me fez abordar minhas performances com um tipo totalmente novo de energia… Sou extremamente grata pela oportunidade que me foi dada”.
2023: Taylor Swift começa a namorar Matty Healy, do The 1975
Os caminhos de Taylor e Charli se cruzaram novamente em 2023, dessa vez por causa do The 1975.
Na época, Charli e seu agora marido, George Daniel, guitarrista da banda, já estavam juntos há pelo menos um ano depois de assumirem o relacionamento no Instagram em 2022. Swift começou a namorar o vocalista do The 1975, Matty Healy, após semanas de especulação em maio de 2023, embora tenham durado apenas alguns meses juntos.
Healy pareceu se tornar o assunto de várias músicas em The Tortured Poets Department, incluindo “Guilty as Sin?”. Ela também pareceu abordar as críticas que enfrentou por namorar Healy em “I Can Fix Him (No Really I Can)”. O casal teria terminado em junho de 2023.
O romance de George e Charli tomou uma direção diferente: os dois ficaram noivos no final de 2023 e se casaram no verão de 2025. “Quero dançar com o george pra sempreeee”, ela escreveu na legenda de algumas de suas fotos de casamento.
Junho de 2024: “Sympathy Is A Knife”
O inesperado Brat de Charli XCX foi vendido como um álbum com menos complexidades do que ela pretendia comunicar ao longo das faixas. Mas tanto quanto ela estava “mandando aquilo” em “365”, ela também colocava suas maiores inseguranças sob um microscópio em “Girl, So Confusing” (sobre como ela e Lorde orbitavam uma em torno da outra antes de se resolverem no remix) e “Sympathy is a Knife”, que muita gente achou que girava em torno de Swift.
No primeiro verso, ela prepara o cenário: “Essa garota toca minhas inseguranças/Não sei se é real ou se estou pirando”. Mais tarde, ela fica um pouco mais direta, cantando: “Não quero vê-la no backstage do show do meu namorado/Dedos cruzados nas costas, espero que eles terminem logo”.
Os ouvintes foram rápidos em fazer a conexão com Swift e Healy. Charli chamou Ariana Grande para o remix, mas isso fez pouco para silenciar os rumores de que Swift estava bem fundo debaixo de sua pele.
Junho de 2024: Charli explica “Sympathy Is a Knife”
Embora Charli não tenha abordado diretamente se “Sympathy Is a Knife” faz referência a Swift, ela disse em um post no TikTok que foi posteriormente deletado que não há “diss tracks” em Brat. Ela fez o esclarecimento depois que as letras do álbum vazaram, e também criticou a experiência de ser uma “artista mulher, onde você é colocada contra suas colegas mas também espera-se que seja melhor amiga de cada pessoa constantemente. Se você não é, você é considerada uma má feminista”.
“Acho que é realmente humano em alguns momentos da sua vida se comparar com outras pessoas”, ela disse ao explicar “Sympathy Is a Knife” durante um track-by-track de Brat. “Acho que há muita vergonha em torno disso, e há muita preocupação de que você não seja uma pessoa forte o suficiente, ou que você não se conhece bem o suficiente, ou que você é profundamente insegura se faz isso. Talvez você seja, mas tudo bem. Você não pode ser tão dura consigo mesma, porque o mundo é realmente cruel e realmente difícil, e a inveja é uma emoção natural nas pessoas. Às vezes você tem dias em que se sente pequena ou ansiosa ou que não é boa o suficiente. Eu definitivamente tenho esses dias”.
Junho de 2024: Charli pede para fãs pararem de gritar ‘Taylor Morreu’
Charli XCX repreendeu seus fãs após um show em São Paulo, em junho, onde vídeos circularam mostrando a plateia cantando em coro “Taylor morreu”. Nos Stories do Instagram, ela implorou para que parassem: “As pessoas que fazem isso, seja online ou nos meus shows, por favor, parem. É o oposto do que eu quero, e me incomoda que alguém ache que há espaço para isso nesta comunidade”.
Ela acrescentou: “Eu não vou tolerar isso”.
Outubro de 2024: Swift elogia Charli em reportagem de capa da Vulture
Em uma entrevista para a revista Vulture, Charli aprofundou-se no significado da música “Sympathy Is A Knife”. “Essa canção é sobre mim, meus sentimentos, minha ansiedade e a maneira como meu cérebro cria narrativas e histórias quando me sinto insegura. É sobre como eu não quero estar nessas situações de insegurança física. Às vezes eu olhava para o palco e pensava: ‘Meu Deus… eu nunca vou tocar nesses lugares, nunca.’ Isso me causava ciúme. Eu disse isso para Matty e George. Ambos me responderam: ‘Cala a boca. O que você está falando?’”
Na mesma matéria, Swift foi citada elogiando Charli. “A composição dela é surreal e inventiva, sempre. Ela simplesmente leva uma música a lugares que você não esperaria que fosse, e ela tem feito isso de forma consistente há mais de uma década”, disse Swift.
Outubro de 2025: Lançamento de “Actually Romantic”
“Eu te escutei me chamar de ‘Barbie Chata’ quando a cocaína te deu coragem / Cumprimentou meu ex e depois disse que estava feliz por ele ter me ignorado”, canta Swift no primeiro verso de sua música do álbum Showgirl. Rapidamente, começou a especulação online, com muitos suspeitando que o título fosse uma referência a “Everything Is Romantic” de Charli. Mas “Sympathy Is A Knife” parece ser o alvo principal: “Me escreveu uma música dizendo que te deixa enjoada ver meu rosto”, ela continua, numa alusão clara à faixa. “Algumas pessoas podem se sentir ofendidas / Mas é na verdade fofo / Todo o tempo que você gastou comigo”.
Swift raramente é vaga. Quantos artistas venderam vinis cheios de pó branco? O verso “Quantas vezes seu namorado disse / ‘Por que estamos sempre falando dela?’” soa como uma réplica a Charli cantando: “George diz que sou só paranoica / Diz que ele simplesmente não vê, ele é tão ingênuo”. Contudo, outros ataques na música parecem vir de interações privadas. “Você me acha de mau gosto, baby / Pare de falar besteira comigo / Soou agressivo, mas / Parece que você está flertando comigo”, canta Swift. “Eu sigo a minha vida, Deus é minha testemunha de que eu não provoco”.
Em uma análise faixa a faixa, Swift esclareceu a canção, dizendo: “‘Actually Romantic’ é sobre perceber que outra pessoa estava em uma espécie de rivalidade unilateral com você, algo que você não sabia, e de repente ela começa a ir longe demais. Ela começa a te mostrar que, na verdade, você estava vivendo de aluguel na cabeça dela e você nem imaginava — e isso se manifesta como um tipo de ressentimento ou problema com você”. Ela conclui dizendo que aceita isso como “atenção e carinho, e o quão lisonjeiro é que alguém tenha feito de você uma parte tão importante da realidade dela, mesmo que você não pensasse nela”.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, no dia 3 de outubro de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: A maior insegurança de Taylor Swift sobre suas músicas atuais
+++ LEIA MAIS: Os 6 piores versos de ‘The Life of a Showgirl’, de Taylor Swift, segundo Rolling Stone