VIDA LONGA

‘Ainda não vimos a última banda pop punk de estádio’, diz guitarrista do Good Charlotte

Benj Madden, cuja banda retornou em 2025 com o álbum ‘Motel Du Cap’, chega a comparar Green Day com os Rolling Stones

Pedro Hollanda

Benji Madden, guitarrista do Good Charlotte, em 2025 (Foto: Scott Dudelson / Getty Images)
Benji Madden, guitarrista do Good Charlotte, em 2025 (Foto: Scott Dudelson / Getty Images)

O pop punk é o estilo de rock mais comercialmente bem-sucedido desde a metade dos anos 1990, quando Kurt Cobain morreu e a explosão do alternativo foi junto. E, de acordo com Benji Madden, do Good Charlotte, esse sucesso não morrerá tão cedo.

Em entrevista ao site Guitar, o guitarrista discutiu algumas de suas maiores influências musicais. Quando chegou a hora de conversar sobre o Green Day e Billie Joe Armstrong, ele não mediu elogios.

Ele disse:

“Eles levaram o pop punk das casas de show pequenas até estádios. Agora, outras bandas do estilo tocaram – ou tocarão – em estádios. Ainda não vimos a última banda pop punk de estádio. Green Day vai ser como os Rolling Stones à medida que continuam em frente e tocam em estádios por todo o mundo.”

Outros nomes citados pelo guitarrista foram o falecido Joe Strummer, do The Clash; Eric Melvin, do NOFX; Noodles, do The Offspring; e Tom DeLonge, do Blink-182. O fio contínuo entre todos esses artistas, segundo Benji, foi o sucesso em trazer o punk rock para o mainstream.

Voltaram mais sábios

Quanto ao Good Charlotte, o grupo retornou recentemente de um hiato criativo de sete anos, lançando o álbum Motel Du Cap (2025). Antes disso, o último lançamento deles havia sido Generation Rx (2018).

No meio tempo entre os dois discos, que contou com poucos shows, Benji e seu irmão gêmeo Joel – vocalista da banda – concentraram esforços na agência de talentos MDDN, criada em 2015. Entre seus clientes mais famosos estão os grupos Architects e Bad Omens e a cantora Poppy.

Segundo Benji, a experiência de trabalhar no outro lado da indústria permitiu que o Good Charlotte tivesse vida mais fácil após seu retorno. Isso porque os integrantes estavam mais preparados pessoal e profissionalmente para encarar os desafios e demandas da indústria musical tal qual não estavam durante o período de maior sucesso comercial deles.

+++ LEIA MAIS: Os 11 melhores discos de pop-punk dos anos 2000, segundo radialistas
+++ LEIA MAIS: MTV escolhe os maiores hits emo da história, de My Chemical Romance a Panic! At the Disco [PLAYLIST]

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: Benji Madden, Billie Joe Armstrong, good charlotte, green day, joel madden