Lançado pela primeira vez em 1994, disco apresenta grandes sucessos do artista repensados no formato acústico
Lançado em 1994, o icônico Acústico MTV de Gilberto Gil acaba de ganhar uma edição especial pelo projeto Rocinante Três Selos. Intitulado Gil Unplugged, o álbum chega ao mercado no formato de vinil duplo, celebrando um marco na música brasileira e a consagrada trajetória de um dos maiores artistas do país. A pré-venda acontece com exclusividade no site www.rocinantetresselos.com.
Acústico MTV: Gilberto Gil é o sexto álbum ao vivo do artista. Na época, o disco saiu nos formatos LP, CD, K7 e VHS como parte da série Acústico MTV. Para Gil, o modelo acústico era um reencontro com suas raízes, como ele definiu naquele momento:
Esse acústico foi montado com a intensidade sonora da quietude, que ressalta os timbres mais doces da tradição brasileira do choro e da canção."
Este relançamento é uma celebração à genialidade de Gilberto Gil, reconhecido como um dos maiores músicos da história do Brasil e do mundo. O vinil duplo chega em uma edição especial com dois LPs de 180g coloridos, capa exclusiva e projeto gráfico assinado pela Rocinante Três Selos. O encarte traz texto de Bento Araújo, que contextualiza a importância histórica do álbum e detalha os bastidores dessa gravação única.
O repertório apresenta sucessos como "A Novidade", parceria com os Paralamas do Sucesso, e clássicos como "Esotérico", "Realce", "Parabolicamará", "Tempo Rei" e "Toda Menina Baiana", recriados com arranjos acústicos que ressaltam a essência de cada composição. A banda que acompanhou Gil na gravação contava com nomes como Arthur Maia, Jorginho Gomes, Marcos Suzano e Lucas Santana, que trouxeram uma roupagem nova e vibrante às músicas, além de incluir referências à música regional brasileira, como o baião em "Expresso 2222" e o coco em "Parabolicamará".
Reconhecido como um dos maiores músicos da história do Brasil e do mundo, Gilberto Gil encontrou no projeto Acústico MTV uma oportunidade única de dialogar com o público jovem dos anos 1990, ampliando sua já consagrada trajetória. O resultado foi um trabalho que combina arranjos sofisticados, instrumentação impecável e uma conexão íntima com o público.
Lado A
A1. A novidade (Herbert Vianna, Bi Ribeiro, João Barone, Gilberto Gil) 5:24
A2. Tenho sede (Anastácia, Dominguinhos) 4:21
A3. Refazenda (Gilberto Gil) 3:38
A4. Realce (Gilberto Gil) 4:24
Lado B
B1. Esotérico (Gilberto Gil) 5:17
B2. Drão (Gilberto Gil) 5:01
B3. A paz (Gilberto Gil, João Donato) 4:53
B4. Beira mar (Gilberto Gil, Caetano Veloso) 4:55
Lado C
C1. Sampa (Caetano Veloso) 3:45
C2. Parabolicamará (Gilberto Gil) 4:44
C3. Tempo rei (Gilberto Gil) 5:02
C4. Expresso 2222 (Gilberto Gil) 4:44
Lado D
D1. Aquele abraço (Gilberto Gil) 4:23
D2. Palco (Gilberto Gil) 4:30
D3. Toda menina baiana (Gilberto Gil) 4:38
D4. Sítio do Picapau Amarelo (Gilberto Gil) 3:37
+++LEIA MAIS: Gilberto Gil: Turnê de despedida ganha data extra em São Paulo; saiba mais