Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Curiosidade

Alex Van Halen conta que Ozzy Osbourne e Chris Cornell quase fizeram parte do Van Halen

Baterista compartilha detalhes curiosos sobre os músicos que quase integraram a banda em momentos diferentes

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em sua primeira entrevista desde a morte de seu irmão Eddie Van Halen, o baterista Alex Van Halen revelou que nomes como Ozzy Osbourne, Chris Cornell e Joe Satriani quase fizeram parte do Van Halen em momentos decisivos da carreira da banda. A entrevista foi concedida à Rolling Stone para promover seu livro de memórias, Brothers.

Segundo Alex, Osbourne esteve muito perto de se juntar à banda em 2001. Alex e Eddie chegaram a se reunir com o vocalista e sua esposa e empresária, Sharon Osbourne, para discutir a gravação de um álbum. 


Quando você tem um Ozzy, você tem um Ozzy. Toque a música, ele cantará, e será ótimo.

Porém, os planos foram interrompidos quando Osbourne se envolveu com o reality show The Osbournes, lançado em 2002.

Em um e-mail enviado à Rolling Stone, Ozzy confirmou o interesse em participar da banda, e disse que “se tivesse acontecido, teria sido fenomenal”. Ele lamentou o fato de que o reality show tenha interferido na produção de novas músicas com os irmãos Van Halen.

Sim, nós estávamos discutindo isso”, Osbourne contou,''é algo que, se tivesse se concretizado, teria sido fenomenal.

Eddie e Alex foram grandes amigos meus por muito tempo e é um arrependimento meu nunca termos ficado juntos. Os Osbournes atrapalharam a criação de novas músicas naquela época, infelizmente.”

+++ LEIA MAIS: Queen pode lançar música nova após 30 anos, segundo Roger Taylor

Outro nome que quase integrou a banda foi Chris Cornell. Alex contou que eles tocaram juntos em uma jam session, na qual Cornell tocou baixo enquanto Alex assumiu a bateria.

Chris estava em uma parte muito frágil de sua vida, por assim dizer...

Eu fiquei atrás da bateria, e ele começou a tocar baixo. Tocamos por 45 minutos. Esse filho da p*** ficou tão envolvido que começou a sangrar. Eu disse: 'Este é o homem que você quer.' E então ele morreu.

Após a morte de Eddie Van Halen, em 2020, Alex e David Lee Roth consideraram continuar com a banda em 2022.  A ideia era homenagear Eddie durante os shows, porém, a proposta gerou atrito entre Alex e David Roth, que discordaram sobre como a homenagem deveria ser feita, o que acabou inviabilizando os planos de uma turnê.

Alex compartilhou que o plano era trazer Joe Satriani para substituir Eddie Van Halen nas guitarras, junto com o ex-baixista Michael Anthony, que havia sido substituído em 2004 por Wolfgang Van Halen, filho de Eddie. No entanto, problemas de saúde fizeram Alex questionar se isso seria um “presságio dos céus” para não seguir com a turnê.

Joe Satriani retorna aos palcos - Guitar Shred
Joe Satriani (Foto: Reprodução)

Ele sugeriu a David Lee Roth prestar uma homenagem a Eddie nos shows.

Eu disse: ‘Dave, em algum momento, temos que ter uma atitude muito aberta — não uma reverência — mas um reconhecimento de Ed no show. Se você olhar como o Queen faz, eles mostram filmagens antigas.’

Essa sugestão gerou uma reação explosiva de David Roth. Alex relembra: “E no momento em que eu disse que tínhamos que reconhecer Ed, Dave estourou um fusível.… O vitríolo que saiu foi inacreditável.”

Esse desentendimento foi o que interrompeu os planos de reunião.

‘Se você fala assim comigo, filho da p***, eu vou acabar com seus miolos. Você entendeu?’ E foi assim que acabou. É só, meu Deus. É como se eu não o conhecesse mais. Não tenho nada além do maior respeito por sua ética de trabalho e tudo mais. Mas, Dave, você tem que trabalhar como uma comunidade, filho da p***. Não é mais você sozinho.