Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Alice Fromer fala sobre shows com Titãs: 'É quase como ter meu pai de volta'

Filha de Marcelo Fromer, Alice participa da turnê 'Encontro', dos Titãs

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 18/07/2023, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arnaldo Antunes e Alice Fromer em show dos Titãs na Turnê 'Encontro' (Emanuela Lemes)
Arnaldo Antunes e Alice Fromer em show dos Titãs na Turnê 'Encontro' (Emanuela Lemes)

Alice Fromer trabalha como pedagoga com "crianças que possuem alguma questão intelectual ou socioemocional', mas as formações acadêmica e profissional não a impediram de subir aos palcos para acompanhar os Titãs na turnê Encontro. A filha de Marcelo Fromer se reuniu com os integrantes clássicos da banda: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellot.

O convite para cantar veio por meio de um telefonema de Tony. "Aceitei na hora — com medo, mas aceitei," disse Alice. A homenagem a Fromer aconteceu em forma das apresentações de "Não Vou Me Adaptar", de Arnaldo Antunes, e "Toda Cor", composição de Marcelo, Ciro Pessoa e Carlos Barmak. "Ovelha Negra", de Rita Lee, entrou mais tarde na setlist. 

A pedagoga afirmou que a oportunidade proporciou "momentos intimistas superimportantes" com os membros da banda durante as viagens e ensaios. Além disso, o reencontro com os companheiros musicais do pai possibilitou que ela ouvisse histórias sobre Fromer, e ainda pudesse refletir sobre o luto.

O luto é um processo muito longo e, às vezes, a gente não sabe muito bem como conduzir. Foi importante estar com eles para tapar certos buracos. Descobri novas ferramentas para lidar com a falta do meu pai. É quase como ter meu pai de volta.
Titãs (Divulgação)
Titãs (Divulgação)

Em depoimento enviado à Veja, Alice contou que apesar de ter seguido passos diferentes dos do pai, morto em 2001, ela herdou o interesse pela música e o gosto por lidar com crianças: "Ele gostava muito de ser pai e o jeito dele comigo era muito especial. Uma das recordações mais fortes que tenho era dos passeios gastronômicos. Ele entendia muito de culinária e me apresentou comidas novas e até exóticas para uma criança," lembrou.

Meu pai sempre foi muito presente e brincalhão. Ele me dizia que eu havia nascido da barriga dele e mostrava a cicatriz de uma cirurgia de pedra nos rins para provar. Minha mãe achava graça e concordava, dizendo que só meu irmão havia nascido dela. De fato, herdei dele o interesse pela música.

Os Titãs levarão a turnê para os Estados Unidos e a Europa em outubro, mas retornam com ela ao Brasil no mês seguinte. A última apresentação está marcada para o dia 23 de dezembro, em São Paulo novamente.