AUREA TOUR

Alok vai plantar 20 mil árvores da Mata Atlântica com nova turnê

Projeto Floresta Áurea, em parceria com a SOS Mata Atlântica, une reflorestamento e tecnologia nas cidades por onde a Áurea Tour vai passar

Daniela Swidrak (@newtango)

João Storch
João Storch

Em celebração ao Dia da Mata Atlântica (27 de maio), o DJ Alok anuncia a iniciativa Floresta Áurea, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que prevê o plantio de quase 20 mil mudas de espécies nativas para restaurar áreas degradadas do bioma. A ação está conectada à nova Áurea Tour, que estreia em São Paulo no dia 28 de junho, no Estádio do Pacaembu.

A restauração será realizada em duas áreas do interior paulista, totalizando quase 12 hectares — o equivalente a 12 campos de futebol. O projeto terá apoio do Instituto Alok e das marcas patrocinadoras da turnê: Banco do Brasil, Estrella Galicia, Vivo e Waaw by Alok.

Em declaração Alok disse:

Minha tour traz uma mensagem de urgência planetária para a preservação e recuperação das florestas nativas. Unimos conhecimentos tradicionais de plantio ao uso de drones — tão presentes nos meus shows — para monitoramento e semeadura. Não há nada mais tecnológico do que as árvores e a sabedoria da natureza. Plantar é cuidar da nossa casa”.

Foto: João Storch

 

A Floresta Áurea integra o programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica, que une sociedade civil, proprietários de terras, iniciativa privada e poder público em ações de restauração com espécies nativas. O projeto atuará em:

  • Anhembi e Barra Bonita (SP): Serão plantadas 18.500 mudas em 7,4 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), atualmente ocupadas por gramíneas invasoras.
  • Estação Ecológica do Barreiro Rico (SP): Em caráter experimental, drones serão utilizados para semeadura direta em uma área de 4 hectares impactada por incêndio há quatro anos.

“O projeto atuará em municípios com cobertura remanescente extremamente reduzida de Mata Atlântica — apenas 0,67% em Anhembi e 1,26% em Barra Bonita. Além de ampliar essas áreas, testaremos o uso de drones como técnica de restauração, o que pode significar uma redução de custos no futuro”, explica Rafael Bitante Fernandes, gerente de restauração florestal da SOS Mata Atlântica.

No show de estreia da turnê, Alok se apresenta no Pacaembu com participações especiais, como o grupo de dança Urban Theory. A proposta da Áurea Tour é unir arte, tecnologia e responsabilidade ambiental em cada cidade por onde passar.

+++ LEIA MAIS: ‘Arte precisa de alma’: Alok destaca o poder dos humanos sobre IA no Coachella

+++ LEIA MAIS: Estúdio Escarlate assina acordo para filmar história de Chico Mendes na Amazônia

+++ LEIA MAIS: Coldplay aceita convite de Lula e estará na abertura da COP 30, diz jornal

 

 

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: alok, Áurea Tour, Floresta Áurea, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Alok, SOS Mata Atlântica