Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Antes de Anitta, cantores brasileiros perderam para os Beatles no Grammy; relembre

Anitta foi a primeira brasileira a concorrer por Artista Revelação desde 1974

Redação Publicado em 07/02/2023, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anitta (Getty Images)
Anitta (Getty Images)

Texto publicado originalmente no site da revista Caras.

Anitta (29) fez história no Grammy de 2023. Ela foi a primeira brasileira a concorrer por Artista Revelação desde 1974. Eumir Deodato (79), que concorreu ao prêmio há quase 50 anos, foi o último músico do Brasil a ser indicado na categoria. Antes dele, os indicados Tom Jobim (1927-1994) e Astrud Gilberto (82) também não ganharam, mas perderam para gigantes: os Beatles.

Os dois concorriam separadamente com a célebre boyband, Petula Clark (90) e Morgana King (1930-2018). Tom Jobim e Astrud perderam para os Beatles que, na noite, concorriam a cinco prêmios, mas levaram apenas dois.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2023: Brasileiros atacam Samara Joy, que venceu Anitta em Artista Revelação

Astrud, que era casada com o criador da bossa nova João Gilberto (1931-2019), ficou famosa por ser a voz da versão em inglês de "Garota de Ipanema" e, apesar de perder para os Beatles como Artista Revelação, venceu a categoria de Gravação do Ano com "The Girl From Ipanema". Ela ganhou de Barbara Streisand (80), Louis Armstrong (1901-1971) e os próprios Beatles, que a venceram na outra indicação. A cantora marcou a história do Grammy ao ser a primeira brasileira indicada como Artista Revelação, ao lado de Tom Jobim.

+++ LEIA MAIS: Samara Joy, que derrotou Anitta no Grammy, vem ao Brasil para o C6 Fest

Como primeiros brasileiros concorrendo na categoria, eles foram seguidos por Eumir Deodato, em 1974, que também recebeu a indicação. Apenas em 2023, quase 50 anos após a última indicação de um brasileiro para o Grammy de Artista Revelação, Anitta trouxe o Brasil de volta para a disputa.

"Faz 50 anos que o Brasil não é indicado aqui em uma categoria do Grammy. Muita gente não sabe, mas o Grammy é dividido em várias partes, e aqui, essa parte, faz quase 50 anos que isso aconteceu. Então para mim nem sei. É tanto trabalho, tanto esforço, a gente escuta tanto não no caminho. Eu estou super feliz", contou Anitta em entrevista no tapete vermelho.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2023: Por que Taylor Hawkins ficou fora do In Memoriam?

A artista, que recentemente estourou no exterior, chegou a emplacar o hit "Envolver" no Top 10 do Spotify global. Apesar do sucesso, ela não levou o prêmio para casa, perdendo para a novata Samara Joy (23), que até recebeu xingamentos de brasileiros nas redes pela vitória sobre a carioca.