De Green Day à Marília Mendonça: confira 10 clássicos na música que falam sobre o nono mês do calendário gregoriano
Há algo incomum sobre o mês de setembro. Diversos compositores decidiram apoiar-se na experiência poética com o início da primavera e acompanhá-las com ritmos cativantes e letras melancólicas.
Em diversas culturas, o mês de setembro é um marco de renascimento: no Brasil, é celebrado a Independência; nos Estados Unidos, a destruição das torres gêmeas do World Trade Center e pela Europa, o início da Primeira Guerra Mundial, em 14 de setembro de 1915.
+++ LEIA MAIS: Eminem reflete sobre overdose: 'Demorou para meu cérebro funcionar novamente'
Antes que setembro acabe, a Rolling Stone Brasil separou 10 canções icônicas sobre o nono mês do calendário gregoriano. Do rap ao pop e passando pelo rock, confira a seleção:
No clipe de "September", James Arthur tenta relembrar bons momentos de uma relação que começou em setembro e os românticos com certeza vão preferir pular para outubro e não saber qual o desfecho.
"10 de setembro" (2020) nunca acaba porque é aniversário do ex e Marília Mendonça honrou seu título de Rainha da Sofrência para lamentar os planos nunca realizados com o antigo amor, ao lado de Maiara & Maraísa.
"September Song" não tem apenas setembro no título, uma vez que a faixa faz parte do álbum September of My Years (1965). A letra imponente compara a vida com as estações do ano, refletindo sobre o envelhecimento e arrependimento de alguém que estaria nos últimos dias de vida no nono mês do calendário gregoriano.
+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson acha 'interessante' como câncer mudou voz dele: 'Muito mais potência'
Originalmente composta por Harry Warren e Al Dubin, "September in the Rain" foi gravada pelos Beatles em sua audição para a Decca Records, em 1962. Na época, a gravadora não assinou contrato com o Fab Four e a canção acabou sendo divulgada anos mais tarde.
"One September Song" trás um amor memorável, caótico e intenso vivido na primavera, pela voz de Nina Simone. Como a própria diz: Os anos vêm e vão / Às vezes as lágrimas fluam / Algumas das minhas memórias vão desaparecer / Mas eu sempre vou lembrar um dia de setembro
+++LEIA MAIS: Teoria bizarra aponta que Moana estava morta durante todo o filme da Disney; entenda
Doce, triste e envolvente, "Nightswimming" é a canção perfeita para retratar o fim do inverno e poeticamente, o vocalista Michael Stipe cria uma alusão impressionante com a mudança das estações e os planetas.
Setembro está chegando / E eu anseio pela Lua / E se houvesse duas / Lado a lado, em órbita / Ao redor do mais belo Sol? / Nem a mais brilhante maré já desenhada / Poderia descrever
Apenas Vanusa soube apreciar o que há de melhor em setembro: as manhãs.
A emblemática parceria de Rosanne Cash e Johnny Cash trás à tona todos os medos e inseguranças sobre a morte. Na época do lançamento, Rosanne esclareceu que a música a descreve se preparando para a morte iminente de seu pai, o tempo do acerto de contas descrito como setembro.
"Wake Me Up When September Ends" faz parte da tracklist do aclamado e premiado disco American Idiot (2004), de Green Day. A composição de Billie Joe Armstrong é uma homenagem ao pai, Andrew Armstrong, falecido em 10 de setembro de 1982, quando o cantor tinha apenas 10 anos.
Em 2016, Billie Joe Armstrong foi questionado pela Vulture sobre como se sente quando vê memes sobre a música durante todo o mês de setembro. Sucinto, o vocalista do Green Day respondeu: "Divirtam-se, e levem a vida ao mesmo tempo."
Você se lembra da noite de 21 de setembro? É a pergunta mais clássica e icônica na história da música, quando falamos sobre setembro.
Earth, Wind & Fire criaram uma balada cativante e agitada que fez parte de inúmeras trilhas sonoras de Hollywood, resgatada em inúmeras playlists no mês que marca o fim do inverno e o início da primavera.
+++LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong escolhe melhor disco e música do Green Day - e surpreende