‘Aperture’: Entenda o significado do nome e letra da nova música de Harry Styles
A primeira faixa do álbum “Kiss All the Time. Disco, Occasionally” chegou às plataformas brasileiras na última quinta, 22
Giovana Laurelli (@gii_laurelli)
O cantor e compositor britânico Harry Styles lançou seu primeiro single em três anos, “Aperture“, na última sexta, 23. Para fãs brasileiros, a faixa já estava disponível às 21h do dia 22. A novidade é o primeiro lançamento do álbum Kiss All The Time. Disco, Ocassionaly, que teve sua data de estreia confirmada para o dia 6 de março na semana passada, pelo Instagram do artista.
Ver essa foto no Instagram
A nova era de Styles é inspirada na música disco e techno, e foi feita durante um período de afastamento do cantor da indústria. Viajando pela Europa e frequentando apresentações de outros artistas, o cantor afirmou que foi “se apaixonando pela música novamente”. A nova paixão pelos palcos veio acompanhada do anúncio de uma turnê mundial intitulada Together, Together, com início em maio de 2026. Styles se apresentará em 50 cidades ao redor do mundo, incluindo 30 shows no Madison Square Garden, em Nova York e duas apresentações em São Paulo, no Estádio MorumBIS. “Aperture” reflete a experiência que ele espera que os fãs tenham com seu próximo álbum e turnê.
Ver essa foto no Instagram
“Só quero que venham prontos para dançar”, o cantor afirmou sobre os fãs no programa da rádio britânica Capital FM Capital Breakfast. “Quero que venham prontos para estar com os amigos, fechar os olhos, abrir os olhos, dançar, se soltar e ser quem e o que forem naquele momento. E acho que vai ser divertido e eu estarei lá com eles.”
Já para Greg James, da BBC Radio 1, Styles explicou que, apesar de ser o primeiro lançamento do projeto, a faixa foi a última a ser criada, mas que ela representou “o ápice de tudo que estava acontecendo ao seu redor fazendo o disco”. “Eu tive alguns anos longe das coisas do trabalho e muitas grandes percepções sobre me abrir mais para o mundo e permitir que coisas mais positivas entrassem na minha vida”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
A palavra que dá nome a faixa, “Aperture” (ou abertura, em tradução livre), é um termo do universo da fotografia que foi utilizado pelo cantor de forma metafórica. A abertura da câmera fotográfica é um mecanismo que regula a quantidade de luz que atinge o sensor e atinge a lente. Literalmente, a configuração afeta a exposição e a profundidade de campo de uma foto, mas o britânico utiliza a ideia de que é necessário se abrir para o novo e o positivo, deixando a “luz” entrar.
Abandonando as certezas e o controle excessivo, o Styles decide conhecer coisas novas e amadurecer em uma nova “abertura emocional”. No verso central, o artista canta: “It’s best you know what you don’t/ Aperture lets the light in” (“É melhor saber o que você não sabe/ A abertura deixa a luz entrar”).
O refrão “We belong together / It finally appears it’s only love” (“Nós pertencemos um ao outro / Finalmente parece que é só amor”), repetido diversas vezes ao longo da canção, destaca o amor verdadeiro e sensação de pertencimento acompanhadas pela vulnerabilidade e abertura para o desconhecido. Versos como “Trap doors, you’re toying with me” (Portas secretas, você está brincando comigo) e “Dance halls, another cadence” (Salões de dança, outra cadência) mostram que relacionamentos sempre serão complexos, mas podem se tornar mais ao permitir a entrada da “luz”.
Ver essa foto no Instagram
Na entrevista ao Capital Breakfast, Styles abordou a inspiração por trás da metáfora. “Eu tinha me acostumado a dizer não para as coisas porque simplesmente não conseguia ir”, explicou. “No ano passado, tive um começo de ano realmente incrível, em que pensei: ‘Este ano vou dizer sim para tudo’.”
Durante o período sabático, o cantor foi visto por fãs em Ibiza, Itália e Berlim, onde experimentou “estar do outro lado da experiência do público”. Essa sensação de “sair” influenciou o som da faixa. “Foi como um lembrete enorme de como é especial estar no meio da multidão, vivenciando música ao vivo, estar em um espaço escuro e lotado com pessoas dançando”, afirmou Styles. O cantor também esteve presente em festivais como Glastonbury em 2025, disfarçado com óculos escuros.
O artista acrescentou que as novas músicas que estava ouvindo começaram a influenciar as que ele estava produzindo. “O objetivo era fazer um álbum que eu pudesse curtir tocar tanto quanto curti criá-lo.” Styles continuou: “Só o fato de poder estar no meio da multidão… e estar em espaços onde me sinto seguro o suficiente para me soltar um pouco e dançar.”
Ver essa foto no Instagram
Além da ideia da abertura, Styles abraçou a fotografia nos itens de divulgação do novo álbum. No site oficial do cantor, é possível comprar um box que inclui uma câmera fotográfica recarregável rosa de 35 mm, uma bolsa para câmera com o logotipo bordado do álbum e um CD. O filme para a câmera é vendido separadamente.
A primeira fase de pré-venda dos ingressos para os shows do artista em São Paulo ocorreu hoje (26), para clientes seletos do banco Santander. Amanhã (27), a pré-venda para todos os clientes Santander começa às 11h. A venda geral de ingressos para os shows dos dias 17 e 18 de julho desse ano ocorre no site da Ticketmaster e presencialmente no dia 28 de janeiro, também às 11h.
Assista ao videoclipe da nova faixa abaixo:
+++ LEIA MAIS: Quanto custam ingressos para os shows de Harry Styles no Brasil em 2026?
+++ LEIA MAIS: Harry Styles anuncia 2 shows no Brasil em 2026; datas, cidade, ingressos e mais
+++ LEIA MAIS: Harry Styles oferecerá primeira amostra do novo álbum com single de lançamento ‘Aperture’
+++ LEIA MAIS: Harry Styles finalmente explica por que estava no Vaticano para o anúncio do Papa Leão