Aposentadoria de Hermeto Pascoal está bloqueada pelo INSS; entenda o caso
Equipe do músico afirma que órgão sinalizou duas pendências, uma delas ainda não solucionada mesmo após nova solicitação
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 28/03/2025, às 09h08
A equipe de Hermeto Pascoal anunciou, por meio de suas redes sociais, que a aposentadoria por idade do músico está bloqueada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após a solução de uma pendência inicial, outro problema gerou a retenção do benefício.
De acordo com texto compartilhado nas redes sociais, o artista de 88 anos teve o valor travado em função de falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba. Todavia, Pascoal não reside na capital do Paraná há mais de 10 anos. “Depois de um longo processo, essa pendência foi finalmente resolvida”, diz o comunicado.
Superado este obstáculo, outro surgiu: o benefício ficou “suspenso por não saque”. A nota explica:
“Isso ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo, e o INSS estorna o valor e interrompe os depósitos. A reativação exige uma nova solicitação, que já foi feita — mas até agora, nada foi resolvido.”
O texto publicado pela equipe destaca que todas as etapas para a solução do problema “dependem de aplicativo ou telefone, canais que são difíceis de acessar, especialmente para idosos nessa faixa etária”. Outras duas situações com pessoas célebres envolvidas foram lembrados na sequência:
“Casos semelhantes vêm se acumulando. Fernanda Montenegro, por exemplo, teve sua aposentadoria suspensa por ser considerada ‘morta’ no sistema. Martinho da Vila também teve o benefício interrompido. O problema é grave, afeta milhares de pessoas e não pode ser tratado com normalidade.”
Por fim, o comunicado aponta:
“A aposentadoria é um direito. O Estatuto do Idoso garante prioridade e respeito no atendimento público — mas isso está longe de acontecer na prática. Esse caso não é um pedido por privilégio. É um alerta sobre como o sistema trata nossos idosos, inclusive aqueles que dedicaram suas vidas à cultura brasileira.”
Ver essa foto no Instagram
Um pouco mais sobre Hermeto Pascoal
Hermeto Pascoal é um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. Alagoano nascido em 22 de junho de 1936, o multi-instrumentista tem ouvido absoluto — que o permite identificar e reproduzir uma nota sem a ajuda de referência — e se notabilizou por fazer música até mesmo com objetos como brinquedos infantis. Seu sono, com tosses e roncos, se torna arte; animais, como vacas, dão a ele inspiração. Ritos, peças e até um copo cheio d’água podem criar ritmos dançantes.
Celebrado também fora do Brasil, gravou com artistas do porte de Miles Davis e recebeu título de Doutor Honoris Causa da Juilliard School, apresentado por Wynton Marsalis. Mesmo em idade avançada, segue a lançar álbuns — o mais recente, Pra você, Ilza, saiu em 2024 — e a se apresentar ao vivo, com direito a shows marcados na França para agosto.
Com a palavra, o próprio:
“A música, e tudo que é inteligente, nunca pode ter adjetivos. Tudo, tudo tem de ser sentido. Para tudo o que você quiser fazer na sua vida, primeiro é preciso sentir. Se existe religião, a minha é a música, porque acho que o que você nasce para fazer na Terra e com um dom divino, já é a própria religião, que Deus deu para cada um.”
+++ LEIA MAIS: Hermeto Pascoal comenta semelhança entre tema de X-Men e 'Papagaio Alegre'
+++ LEIA MAIS: O Menino d’Olho d’Água: Documentário inédito revela origens de Hermeto Pascoal e sua ligação íntima com sons
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram