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As 10 melhores capas de álbuns de Bob Dylan na opinião da Rolling Stone

Um dos maiores nomes da música também é uma lenda quando se trata em capas de álbuns

Redação

Bob Dylan (Foto: Michael Ochs Archives/Getty Images)
Bob Dylan (Foto: Michael Ochs Archives/Getty Images)

Bob Dylan é uma lenda dentro e fora dos palcos. E se a imagem é um complemento de sua música, o artista soube muito bem como construir uma identidade visual marcante. Sua ex-namorada Suze Rotolo escreveu em seu livro de memórias A Freewheelin’ Time (2008) que “muito tempo foi gasto na frente do espelho experimentando uma peça de roupa amassada após a outra até que tudo se encaixasse para parecer como se Bob tivesse acabado de se levantar e jogado algo. A imagem era tudo.”

Pensando nisso, a Rolling Stone avaliou todas as capas de álbuns de Bob Dylan e as colocou em um ranking. Por aqui, separamos as 10 primeiras colocadas. Veja abaixo:

10. Street Legal (1978)

Dylan fotografado por Howard Alk nas ruas de Santa Monica: mangas arregaçadas, em busca de ação, visivelmente sem sua aliança de casamento.

9. Nashville Skyline (1969)

Em 1969, Dylan sorrindo parecia um ato radical e sincero. De acordo com o fotógrafo Elliott Landy, esta foto não foi tirada em Nashville, mas em Woodstock, Nova York. Do livro de Landy Woodstock Vision: “’Você acha que eu deveria usar isto?’ ele perguntou, começando a colocar seu chapéu, sorrindo porque era meio bobo, e ele estava se divertindo visualizando a si mesmo neste chapéu tradicional de aparência boba. “’Eu não sei’, eu disse enquanto disparava o obturador. Tudo aconteceu tão rápido. Se eu tivesse tido alguma resistência em mim, eu teria perdido a fotografia que se tornou a capa do Nashville Skyline. É melhor estar aberto à vida.”

8. World Gone Wrong (1993)

Dylan acordou Dave Stewart (do Eurythmics) às 4 da manhã e pediu que ele organizasse uma filmagem naquele dia para sua música “Blood in My Eyes“. Stewart concordou e algumas horas depois o levou em um passeio por Londres, filmando-o com uma câmera de 8 mm. Dylan estava usando uma cartola e interagindo alegremente com estranhos. Stewart julgou o dia suficientemente surreal para exigir mais documentação, então ligou para sua amiga imperturbável, a fotógrafa colombiana Ana María Vélez Wood, que apenas 48 horas antes estava na selva amazônica. Em um café em Camden Town, ela tirou a foto que se tornou a capa do World Gone Wrong: uma foto improvisada que parecia ter sido cuidadosamente encenada para mostrar um homem de uma era passada cuja vela ainda não havia queimado até o pavio.

7. The Basement Tapes (1975)

Como capturar o espírito anárquico dessas sessões famosas e frequentemente pirateadas (mas não fotografadas)? Para seu lançamento, oito anos após terem sido gravadas, Dylan e a banda recrutaram o fotógrafo Reid Miles porque gostaram da capa do álbum Underground de Thelonious Monk, de 1968. Esta capa foi tirada no porão do Hollywood YMCA; os músicos foram acompanhados por pessoas fantasiadas de artistas de circo e personagens das músicas, como Quinn the Eskimo. Para adicionar ao quadro um quê Fellini, Dylan e a banda também se vestiram, alguns usando uniformes militares. Como as músicas foram pensadas como demos para outros artistas, o álbum e sua capa têm o espírito lúdico de uma festa de Halloween. Às vezes, a música pode ser uma fantasia por si só.

6. The Times They Are A-Changin’ (1964)

Um ano antes, Dylan e o fotógrafo Barry Feinstein fizeram uma viagem de carro juntos de Denver para Nova York, dirigindo um Rolls-Royce que pertencia ao empresário de Dylan, Albert Grossman. (Uma foto dos pés de Dylan saindo da janela do Rolls-Royce acabou na capa do álbum de 1970 Delaney & Bonnie & Friends on Tour With Eric Clapton .) Então Dylan confiou em Feinstein quando o fotógrafo o levou para o apartamento de cobertura de um amigo na cidade de Nova York e o fotografou na sacada, parecendo esculpido e intenso. Em seu livro Real MomentsFeinstein escreveu: “Não precisei tirar muitas fotos porque soube imediatamente que era uma foto muito incomum, um ângulo e um momento com Bob.”

5. Blonde on Blonde (1966)

Esta jaqueta de couro marrom faz a primeira de suas três aparições nos álbuns de Dylan: ela será vista novamente em John Wesley Harding e Nashville Skyline. A jaqueta não era particularmente quente, o que foi um problema no dia frio de inverno quando Dylan e o fotógrafo Jerry Schatzberg andaram pelo Meatpacking District de Nova York para esta capa. Ambos estavam tremendo de frio, e é por isso que esta foto está fora de foco: Schatzberg estava tendo problemas para segurar a câmera firmemente. Esse borrão, no entanto, deu à foto uma sensação ligeiramente enigmática e alucinógena. Schatzberg imaginou que a Columbia Records nunca escolheria uma foto fora de foco, mas Dylan insistiu nisso. “Isso foi ótimo”, disse Schatzberg. “Porque geralmente o que Bobby quer, Bobby consegue.”

4. Desire (1976)

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