LISTA

As 10 músicas mais inspiradoras de todos os tempos, segundo site

Levantamento feito pelo WhoSampled mostra as canções que mais foram utilizadas por outros artistas para criar novas composições

Rodrigo Tammaro

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Foi com essa frase que o cientista Antoine Laurent Lavoisier definiu o princípio da conservação de massas e o funcionamento das reações químicas no mundo. Com alguma licença poética, é possível trocar “natureza” por “música” e reaproveitar a frase para a indústria fonográfica. Diante de tantas obras e sucessos, é quase impossível não se deixar levar pelas influências e transformar os artistas favoritos em inspiração.

É nesse contexto que entra o sample, palavra que vem do inglês e significa “amostra”. Na produção musical, o conceito é usado para se referir ao trecho de uma canção que é transformado e utilizado na composição de uma faixa nova.

E aqui vale dizer que sample e cópia são coisas diferentes. No primeiro caso, a amostra serve apenas como inspiração para guiar ou incorporar uma música totalmente nova. Enquanto o uso de samples é amparado pela legislação brasileira sobre Direitos Autorais, a simples cópia pode configurar plágio, um crime previsto no artigo penal.

Foi pensando nesse universo de inspirações, influências e transformações que o site WhoSampled criou uma biblioteca que explora as conexões entre cada artista e composição. A base de dados também mostra as músicas “mais inspiradoras” da história, ou seja, aquelas que foram sampleadas mais vezes (veja a lista a seguir).

As 10 músicas mais inspiradoras da história (e o número de vezes que elas foram utilizadas)

10. “Hot Pants (Bonus Beats)” – 922 vezes

“Hot Pants” é uma canção originalmente lançada pelo cantor americano James Brown em 1971. Pouco tempo depois, o tecladista de Brown, Bobby Byrd, lançou a versão “Hot Pants… I’m Coming I’m Coming”. Então, em 1987, ele publicou o instrumental “Hot Pants (Bonus Beats)”, com a bateria isolada. Com seu groove marcante, a faixa inspirou artistas como Madonna em “Frozen” (1998) e The Stone Roses em “Fools Gold” (1989).

9. “Synthetic Substitution” – 949 vezes

Lançada por Melvin Bliss em 1973 como lado B do single “Reward”, a canção apresenta uma crítica à sociedade automatizada, destacando a perda de elementos autênticos da vida cotidiana. Embora não tenha obtido sucesso comercial imediato, o “break” de bateria inspirou diversas músicas, com destaque para “Hyaena” (2023) de Travis Scott e “New God Flow” (2012) de Pusha T e Kanye West.

8. “Here We Go (Live at the Funhouse)” – 953 vezes

Gravada em uma apresentação ao vivo do grupo de hip hop Run-DMC na cidade americana de Nova York em 1983, “Here We Go (Live at the Funhouse)” é a primeira da lista que traz samples vocais. Trechos da música aparecem em faixas como “War of Hormone” (2014), do grupo sul-coreano BTS e “B-Boy Bouillabaisse”, lançada pelos Beastie Boys em 1989.

7. “Funky President (People It’s Bad)” – 1049 vezes

James Brown volta para a lista com o funk lançado como single em 1974. A música alcançou a quarta posição nas paradas de R&B e foi incluída no álbum Reality. No título, “funky president” refere-se ao então presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, que assumiu o cargo após a renúncia de Richard Nixon. Pequenos trechos da canção aparecem em “3005”, lançada por Childish Gambino em 2013, e “Original Prankster”, publicada pelo Offspring em 2000.

6. “Bring The Noise” – 1071 vezes

Lançada em 1987 pelo grupo de hip hop estadunidense Public Enemy, a música fez parte da trilha sonora do filme Abaixo de Zero (1987) e foi incluída no álbum It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back (1988). Reconhecida como uma das músicas mais influentes do gênero, “Bring The Noise” tem trechos vocais que aparecem, por exemplo, em “Everything I Am” (2007), de Kanye West e DJ Premier.

5. “La Di Da Di” – 1198 vezes

Mais um hit do hip hop, a música foi lançada em 1985 por Doug E. Fresh e MC Ricky D, mais conhecido como Slick Rick. Reconhecida como uma das músicas mais sampleadas da história, “La Di Da Di” foi incluída no Registro Nacional de Gravações do Congresso dos Estados Unidos em abril de 2024. A faixa inspirou Robbie Williams em “Rock DJ” (2000) e Miley Cyrus em “We Can’t Stop” (2013), além de aparecer em “Party” (2003), de Beyoncé e Andre 3000.

4. “Funky Drummer” – 1939 vezes

James Brown volta para a lista de músicas mais sampleadas do WhoSampled com a canção de 1970 incluída no álbum In the Jungle Groove. Notável pelo icônico solo de bateria de Clyde Stubblefield, “Funky Drummer” empresta os ritmos para músicas como “Scarlet Begonias”, lançada pelo Sublime em 1992, “I Am Stretched on Your Grave”, publicada por Sinéad O’Connor em 1990, “Shirtsleeves”, de Ed Sheeran em 2014, e “Touch of My Hand”, publicada por Britney Spears em 2003.

3. “Change the Beat (Female Version)” – 2870 vezes

Lançada em 1982 por Beside, vocalista do grupo Time Zone, a versão feminina de “Change the Beat” apresenta vocais em francês e é notável pelo uso inovador de vocoder, criando um efeito robótico distinto. A faixa se tornou um sample muito utilizado em técnicas de scratch e aparece, por exemplo, em “Cure for the Itch” (2000), do Linkin Park, e “Yo Perreo Sola” (2020), de Bad Bunny e Nesi.

2. “Think (About It)” – 3815 vezes

Outro sucesso funk, a canção escrita e produzida por James Brown foi gravada por Lyn Collins em 1972. Com vocais poderosos e um “break” de bateria contagiante, “Think (About It)” emprestou elementos para diversas outras canções. É o caso de “You Already Know” (2017), da Fergie com Nicki Minaj; “Alright” (1989), de Janet Jackson; e “Drip Sweat” (2024), de KAYTRANADA e Channel Tres.

1. “Amen, Brother” – 6705 vezes

Topo da lista de músicas mais sampleadas conforme o WhoSampled, “Amen, Brother” é uma faixa instrumental da banda americana de funk e soul The Winstons lançada em 1969 como lado B do single “Color Him Father”. A canção é especialmente conhecida pelo “Amen break“, um solo de bateria executado por Gregory Coleman que acabou incorporado em milhares de faixas de diversos gêneros.

“Amen, Brother” ainda acompanha uma história curiosa justamente por ser a música mais inspiradora de todos os tempos. Coleman viveu o fim da vida em situação de rua e o compositor Richard Spencer desistiu da carreira musical. No entanto, em 2015 o britânico Martyn Webster viu uma entrevista de Spencer em um documentário e decidiu ajudar o dono da canção mais sampleada da história. Após uma campanha de financiamento coletivo, Spencer recebeu cerca de R$ 130 mil reais. Essa foi a primeira vez na qual ele foi pago pela música.

“Amen, Brother” empresta trechos para N.W.A em “Straight outta Compton” (1988) e Oasis em “D’you know what I mean?” (1997).

+++LEIA MAIS: A opinião nada conservadora de Sting sobre outros artistas samplearem suas músicas

+++LEIA MAIS: A impagável reação de Ozzy Osbourne ao ouvir rapper regravando sua música

+++LEIA MAIS: Como um sample desconhecido de uma banda argentina foi parar no disco do Eminem

Formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Tammaro é o tipo de pessoa que tem uma playlist para cada situação. Foi estagiário da Rádio USP e da CNN Brasil. Na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, entretenimento e, de vez em quando, sobre videogames.
TAGS: inspiradoras, LISTA, Músicas, samples, WhoSampled