TOP 3

As 3 únicas bandas maiores que Pink Floyd, segundo a Forbes

Revista especializada em economia, mas com editoria de cultura, publicou lista com os 30 melhores grupos de rock na opinião de sua equipe

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 21/02/2025, às 10h27
Pink Floyd em 1973 (E-D): Rick Wright, Dave Gilmour, Roger Waters e Nick Mason - Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images
Pink Floyd em 1973 (E-D): Rick Wright, Dave Gilmour, Roger Waters e Nick Mason - Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images

O site da revista Forbes — publicação especializada em economia, mas com editoria de arte e entretenimento — divulgou uma lista com as 30 melhores bandas de rock de acordo com sua equipe. O artigo tem curadoria do jornalista Quentin Thane Singer e destaca grupos de diferentes épocas, desconsiderando artistas solo.

Alguns critérios foram considerados pelo veículo. Primeiro: o foco residiu nos “principais subgêneros do rock, seja rock clássico, blues-rock, hard-rock, heavy metal, rock alternativo ou punk”. Além disso, buscou-se contemplar “grupos de rock cujo trabalho musical permaneceu atemporal ao longo dos anos e ainda é predominantemente relevante dentro da indústria musical moderna”.

Nesse sentido, o quarto lugar ficou com o Pink Floyd. Ou seja: três bandas ficaram acima do grupo cuja formação clássica teve Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason.

São eles: o Queen, em terceiro lugar; os Beatles, em segundo; e o Led Zeppelin, em primeiro. Veja o que a revista declarou a respeito de cada um dos quatro nomes citados.

Pink Floyd (4º lugar):

“O Pink Floyd está entre as bandas mais profundas e importantes da história da música, quem dirá do rock. Encontrando seu lugar no início de 1965 com o fundador Syd Barrett, a banda atingiria seu ritmo máximo após a saída de Barrett em 1968 e com a adição dos membros principais Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason. Com os álbuns The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979), o Pink Floyd cresceu e se tornou um dos atos musicais mais vendidos e elogiados da história. Embora os membros sobreviventes da banda, David Gilmore e Roger Waters, ainda estejam ativamente em turnê e tocando a música do Pink Floyd (embora sob nomes diferentes), a música e a mensagem da banda estão tão presentes quanto sempre estiveram no mundo de hoje.”
Pink Floyd em 1973 (E-D): Nick Mason, Dave Gilmour, Roger Waters e Rick Wright
Pink Floyd em 1973 - Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images

Queen (3º lugar):

“Se o show no Live Aid em 1985 sugeriu alguma coisa, é que o Queen estava destinado a ser uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Conhecidos por sua abordagem peculiar e dinâmica à composição de rock, o Queen escreveu alguns dos sucessos mais reconhecíveis e influentes da música rock com 'Bohemian Rhapsody', 'We Are the Champions' e 'Under Pressure', para citar algumas. O vocalista Freddie Mercury moldou sozinho muitas das brincadeiras coreografadas e atitudes usadas pelos ícones do rock e do pop hoje. Além disso, os talentos vocais inigualáveis ​​e a personalidade de palco de Mercury são frequentemente vistos como o padrão ouro para o gênero rock. Embora Mercury tenha falecido em 1991, Brian May e Roger Taylor continuaram com o legado e estão se apresentando com a banda em todo o mundo.”
Queen - Foto: Richard E. Aaron / Redferns
Queen nos anos 1970 - Foto: Richard E. Aaron / Redferns

Beatles (2º lugar):

“Como pioneiros não apenas do rock antigo, mas também do processo de gravação e produção do rock, não é surpresa que os Beatles ainda sejam tão respeitados até hoje. Com álbuns multiplatinados como Please Please Me (1963), Abbey Road (1969), Revolver (1966) e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), os Beatles ajudaram a liderar o rock e muitos de seus famosos subgêneros, como pop-rock e até o rock psicodélico. Para simplificar, os Beatles mudaram a música para sempre e seu legado e adoração mundial estão longe de diminuir.”
Beatles na capa do álbum Abbey Road - Foto: Iain Macmillan
Beatles na capa do álbum Abbey Road - Foto: Iain Macmillan

Led Zeppelin (1º lugar):

“Ao longo de sua discografia, o Led Zeppelin foi capaz de aprimorar um som e cultivar um público que desde então definiu a totalidade do rock como o conhecemos hoje. Conhecido por épicos como ‘Stairway to Heaven’, ‘No Quarter’ e ‘Kashmir’, assim como por hits e hinos diretos como ‘Immigrant Song’ e ‘Good Times Bad Times’, o prestígio do Zeppelin com sua musicalidade e composição foi o que definitivamente os diferenciou de outros artistas de rock de sua era.”
Led Zeppelin em 1973
Led Zeppelin em 1973 - Foto: Evening Standard / Hulton Archive / Getty Images

Top 30

Veja abaixo o top 30 completo. Os comentários sobre as outras bandas podem ser lidos, em inglês, no site da revista Forbes.

  1. Led Zeppelin
  2. Beatles
  3. Queen
  4. Pink Floyd
  5. Jimi Hendrix Experience
  6. Rolling Stones
  7. Van Halen
  8. Eagles
  9. Metallica
  10. AC/DC
  11. Fleetwood Mac
  12. Black Sabbath
  13. The Who
  14. The Doors
  15. The Clash
  16. U2
  17. Iron Maiden
  18. Rush
  19. Rage Against the Machine
  20. Guns N’ Roses
  21. Heart
  22. Cream
  23. Nirvana
  24. Journey
  25. Radiohead
  26. Kiss
  27. Oasis
  28. Tool
  29. ZZ Top
  30. Aerosmith

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: A resenha sobre o Led Zeppelin que praticamente previu o futuro da banda
+++ LEIA MAIS: Samba e futebol: as músicas do Led Zeppelin influenciadas pelo Brasil
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram