METAL PREMIADO

As 5 bandas na disputa do único Grammy de metal em 2026

Nomes emergentes, um grupo veterano e a tradicional escolha polêmica competem pelo prêmio dia 1 de fevereiro de 2026 em Los Angeles

Pedro Hollanda

Sleep Token em 2023
Sleep Token em 2023 - Foto: Pedro Becerra / Redferns

Começou a temporada de premiações nos Estados Unidos. A Recording Academy divulgou nesta sexta-feira, 7, os indicados à 68ª edição do Grammy. Foram consideradas obras lançadas entre 31 de agosto de 2024 e 30 de agosto de 2025, e a cerimônia de premiação ocorre na Crypto.com Arena em Los Angeles dia 1º de fevereiro de 2026.

Na categoria de Melhor Performance de Metal — único troféu destinado ao estilo musical —, é possível ver entre uma nova geração de bandas dominando o gênero. Sleep Token, o misterioso grupo britânico que mistura metal alternativo, pop, trap e mais, recebeu sua primeira indicação da carreira por “Emergence”. Além disso também apareceram na categoria de Melhor Música de Rock, com “Caramel”.

Junto com os ingleses, foram indicados outros nomes mais estabelecidos da cena emergente. Ghost, também mascarado e liderado pelo sueco Tobias Forge, aparecem na categoria com “Lachryma”, a quarta indicação deles a Melhor Performance de Metal. Eles já ganharam o prêmio em 2016 com “Cirice”.

Em outros tempos, Forge e companhia também pintaram em outras categorias fora do metal, com o álbum Prequelle (2018) e a canção “Rats” recebendo indicações de Melhor Álbum de Rock e Melhor Música de Rock em 2019, respectivamente.

Já a canadense Spiritbox apareceu entre os indicados pelo terceiro ano consecutivo, com “Soft Spine”. A trifecta começou em 2024 com a canção “Jaded”, do EP The Fear of Fear (2023), e continuada no ano seguinte por “Cellar Door”, do mesmo lançamento.

Veteranos e peixes fora d’água

Para não deixar a juventude ficar com toda a glória, a Recording Academy reconheceu o retorno da formação clássica de uma das maiores bandas de metal progressivo da história. Dream Theater foi indicado por “Night Terror”, do álbum Parasomnia (2025). O disco marcou a volta de Mike Portnoy ao grupo, após mais de uma década afastado. Essa é a quarta indicação da carreira deles, que chegaram a vencer o prêmio em 2022 por “The Alien”.

Por fim, a cota de controvérsia da categoria veio na forma do Turnstile, indicado por “Birds”. O grupo americano é um dos nomes mais badalados do rock, mas são vistos primariamente como uma banda de hardcore. Isso não os impediu de serem indicados ao mesmo prêmio em 2023 por “Blackout”, que também apareceu entre as finalistas de Melhor Música de Rock, mas não levaram estatueta alguma para casa. 

Dessa vez, a banda está entre os maiores indicados no geral. Foram cinco ao todo: Melhor Álbum de Rock por Never Enough (2025), Melhor Música de Rock e Melhor Performance de Rock por “Never Enough” e Melhor Performance de Música Alternativa por “Seein’ Stars”.

Melhor Performance de Metal – Grammy 2026

Confira abaixo a lista completa de indicados a Melhor Performance de Metal:

  • “Night Terror” — Dream Theater
  • “Lachryma” — Ghost
  • “Emergence” — Sleep Token
  • “Soft Spine” —Spiritbox
  • “Birds” — Turnstile

+++ LEIA MAIS: As duas bandas de metal que dominaram a parada dos EUA nas últimas semanas
+++ LEIA MAIS: A jovem banda de hardcore adorada por Olivia Rodrigo
+++ LEIA MAIS: Como o criticado Lars Ulrich influenciou o virtuoso Mike Portnoy

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: Dream Theater, ghost, grammy, Grammy Awards, Sleep Token, Spiritbox, Turnstile