Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Colaboração

As melhores parcerias feitas por Josh Homme, segundo o próprio

Mark Lanegan, Dave Grohl e Billy Gibbons estão entre os artistas lembrados pelo frontman do Queens of the Stone Age

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 04/10/2024, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Josh Homme (Foto: Bianca de Vilar/Redferns)
Josh Homme (Foto: Bianca de Vilar/Redferns)

Josh Homme é um artista de muitos projetos. Após o fim do Kyuss, o vocalista e guitarrista deu início ao Queens of the Stone Age e paralelamente às Desert Sessions, mas ainda tocou com Them Crooked Vultures, Eagles of Death Metal, entre outros. No meio de tudo, ainda achou tempo para algumas parcerias esporádicas bastante interessantes.

O músico falou sobre algumas dessas colaborações em entrevista para a Loud TV (via Louder). Entre alguns dos nomes favoritos citados por ele, estão o saudoso Mark Lanegan, bem como o veterano Billy Gibbons, vocalista e guitarrista do ZZ Top.

Homme afirmou:

Tocar com caras como Mark Lanegan e Billy Gibbons... essas pessoas têm uma voz tão interessante, é incrível, porque alguém como Billy Gibbons é muito estranho, é como se ele tivesse um tipo de antena gentil e muito única, que faz você sentir como se fosse quebrar a qualquer momento, mas ao mesmo tempo ele é único.”

Gibbons aparece no álbum Lullabies to Paralyze (2005), do Queens of the Stone Age, um dos discos da banda que também tem a presença de Lanegan. O frontman do ZZ Top toca no single “Burn the Witch”, na faixa bônus “Like a Drug” e no cover de “Precisous and Grace”, de seu grupo, que também saiu como extra.

A ideia era que o barbudo voltasse no trabalho seguinte, Era Vulgaris(2007), mas conflitos de agenda impediram sua participação. Mesmo assim, Homme ainda apareceu no documentário ZZ Top: That Little Ol' Band from Texas (2019). Gibbons está ainda nos álbuns Volume 11: Arrivederci Despair e Volume 12: Tightwads & Nitwits & Critics & Heels, do The Desert Sessions, ambos lançados em 2019.

A parceria com Mark Lanegan

Já a história de Josh Homme com Mark Lanegan é bem mais longa. Começou quando o primeiro fez parte do Screaming Trees, banda comandada pelo segundo, durante a turnê de Dust (1996), permanecendo até 1998. Depois disso, Lanegan devolveu o favor ao integrar o Queens of the Stone Age entre os anos de 2001 e 2005, com colaborações esporádicas nos anos seguintes. O vocalista aparece nos álbuns Rated R (2000), Songs for the Deaf (2002), Lullabies to Paralyze (2005), Era Vulgaris (2007) e ...Like Clockwork (2013).

Homme também aparece como colaborador em álbuns solo de Mark Lanegan, como Here Comes That Weird Chill(2003), Bubblegum(2004) e Blues Funeral(2012). O líder do QOTSA ainda faz uma última participação no derradeiro álbum do Screaming Trees, Last Words: The Final Recordings, que foi lançado em 2011, mas gravado em 1998. Lanegan, que faleceu em 2022, também esteve nas Desert Sessions, mais especificamente em Volume 7: Gypsy Marchese Volume 8: Can You See Under My Thumb? There You Are, lançados em 2001.

O influente Trent Reznor

Entre outras colaborações, Josh Homme também colocou Trent Reznor como uma das mais importantes. Sobre o vocalista do Nine Inch Nails, ele disse:

Também caras como Trent Reznor: o jeito que ele quebra as máquinas, é difícil não ter uma influência. É bom ser influenciado por pessoas, te faze sentir bem, então tivemos muita sorte com isso.”

+++LEIA MAIS: Trent Reznor, do Nine Inch Nails, critica pagamento de streamings: 'É ótimo se você for o Drake'

Homme e Reznor gravaram a música “Mantra” ao lado de Dave Grohl, para o documentário Sound City, idealizado pelo frontman do Foo Fighters. O trio, ao lado de Lindsey Buckingham (Fleetwood Mac), também se apresentou no Grammy em 2014. O líder do Nine Inch Nails ainda fez pequenas participações em Era Vulgarise ...Like Clockwork.

E por falar em Grohl...

Dave Grohl e Josh Homme: almas gêmeas musicais?

Quando perguntado sobre quais parcerias acabaram influenciando seu modo de compor e tocar, Josh Homme logo citou o nome mais óbvio: Dave Grohl. O frontman do QOTSA disse o seguinte sobre o músico do Nirvana e Foo Fighters:

Honestamente, tocar com Dave Grohl tem sido incrível, porque ele é tão bom. Você se move na velocidade da inspiração muito rápido, as coisas parecem bastante possíveis e isso tende a deixar um impacto definitivo.”

Dave, por sua fez, parece concordar. Em entrevista para a Louder, em 2009, o artista comentou:

+++LEIA MAIS: A maior banda de rock da história na opinião de Dave Grohl

Josh e eu temos uma conexão musical que eu não tenho com mais ninguém: como baterista, tocando com ele, nós compartilhamos essa frequência que eu não compartilhei com mais ninguém. É intangível e impronunciável.”

Josh Homme só apareceu em um álbum do Foo FightersIn Your Honor(2005) —, mas Grohl foi até membro fixo do QOTSA, tocando bateria em Songs For the Deafe ...Like Clockwork.

Porém, a parceria dos dois músicos é lembrada também pelo Them Crooked Vultures, trio completado por John Paul Jones, baixista do Led Zeppelin. O supergrupo lançou um álbum homônimo, em 2009.

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.