Baixista destacou duas canções mais antigas e as quatro faixas disponibilizadas desde sua volta à banda
Publicado em 30/12/2023, às 16h30
Não dá para dizer que o Guns N’ Roses tem um catálogo musical tão extenso. Em quase 40 anos de atividade, a banda de hard rock lançou apenas seis álbuns de estúdio — sendo que um deles, The Spaghetti Incident?, é de covers, enquanto há outro, GN’R Lies, por vezes sendo caracterizado como miniálbum devido a seus 33 minutos de duração.
Ainda assim, diversas canções podem ser definidas como hits. E não surpreende que o grupo se divirta tanto executando essas composições no palco a ponto de realizar apresentações bem longas, chegando a quase três horas de duração.
Ciente disso, o baixista Duff McKagan foi convidado a compartilhar qual música do Guns mais gosta de tocar ao vivo. A revelação foi feita em entrevista ao programa Now Listen, da AXS TV, e transcrita pelo Loudwire.
Na verdade, duas faixas foram citadas por McKagan. Uma delas se destaca por ter sido a favorita dele logo nos tempos iniciais da banda: “Rocket Queen”, responsável por encerrar o álbum de estreia do grupo, Appetite for Destruction.
Minha música favorita de se tocar nos anos 1980 era ‘Rocket Queen’, pois construímos esse ritmo diferente e fizemos todas essas partes legais de conexão que uniram essa música. Axl (Rose, vocalista) escreveu uma letra muito legal para ela, se tornando um tipo de música alucinante.
Ainda em sua declaração, o músico destacou a importância de Appetite for Destruction para a vida dele e de seus colegas. Referido por ele de forma modesta, o trabalho tem mais de 30 milhões de cópias vendidas, sendo um dos maiores best sellers da história do rock e da música em geral.
O Appetitefoi esse pequeno disco que fizemos. Seria para nós, nossos amigos e alguns roqueiros. Estávamos entrando e gravando as músicas que criamos para nós mesmos e que algumas pessoas nas casas noturnas realmente gostavam. Então ‘Rocket Queen’ parecia o próximo passo, uma espécie de música de próximo nível, para mim.
Apesar de citar “Rocket Queen” com carinho, Duff McKagan apontou que, nos anos seguintes, sua predileta de se executar ao vivo seria outra: “November Rain”, balada de grandes proporções disponibilizada no primeiro volume dos álbuns Use Your Illusion.
Então você avança para 2016… Eu sempre adorei tocar ‘November Rain’, porque é sempre um grande momento. Axl senta e você vê todos os isqueiros aparecendo. O solo de Slash (guitarrista) é algo grandioso.
Por fim, o baixista apontou que adora tocar ao vivo as canções mais atuais do Guns. Nos últimos anos, eles liberaram quatro singles nas plataformas digitais.
Eu também gosto de tocar as poucas músicas novas que temos – ‘Hard Skool’, ‘Absurd’, ‘The General’ e ‘Perhaps’.
Curiosamente, Slash escolhe outra música do Guns N’ Roses para o título. Durante sessão de perguntas e respostas em 2014 (via site Igor Miranda), o guitarrista mencionou “Paradise City”, outra faixa do álbum Appetite for Destruction, como sua predileta para se tocar ao vivo.
Pode haver qualquer número de músicas em uma determinada noite que você fique realmente animado para tocar, mas acho que ‘Paradise City’ sempre foi minha música de rock ‘n’ roll favorita para tocar ao vivo. Simplesmente funciona sempre, tem o ritmo certo e a energia certa. Sempre foi um dos meus favoritos.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.